Portal Caparaó - Dezenove Ciclistas de Manhuaçu percorrem o Caminho da Luz
Esportes

Dezenove Ciclistas de Manhuaçu percorrem o Caminho da Luz

14/09/2019 - Atualizado em 16/09/2019 09h05

REDAÇÃO - Dezenove ciclistas de Manhuaçu partiram da cidade de Tombos para percorrer a rota turística do Caminho da Luz que segue até o Pico da Bandeira, o terceiro ponto mais alto do Brasil. A aventura foi no dia 07 de setembro, data da independência do Brasil.

O início do pedal foi na base da Cachoeira de Tombos, a 5ª maior em volume de queda dágua do país, situada na divisa de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os ciclistas partiram em direção à Gruta da Pedra Santa, em Catuné, com mais de 35 metros de altura e 1.200 m² de área. Antigamente, era utilizada como esconderijo por escravos fugitivos.

Partindo da gruta, o próximo destino foi a pequena cidade de Pedra Dourada, onde os ciclistas almoçaram na Cachoeira Varandão, restaurante com comida caseira muito saborosa, contemplando uma linda cachoeira que corre ao fundo. Continuando a jornada, pegaram a estrada passando pelo Balneário da Comunidade da Igrejinha e encararam o desafio de subir as serras do Lombo do Burro. Após enfrentar as subidas mais difíceis do trajeto, passaram por Faria Lemos e seguiram até Carangola onde pernoitaram.

O segundo dia da aventura, no domingo, começou com o percurso até Caiana. Os ciclistas cortaram uma serra de beleza fascinante, cuja ampla visão abrange as montanhas rochosas de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Um dos mais belos trechos do caminho, que vai da Parada General até antiga estação ferroviária da Ernestina, com seus extensos paredões, um túnel feito na rocha e trilhas repletas de árvores que deixam o clima perfeito para pedalar.

Depois de Caiana, seguiram até Espera Feliz, cidade que faz divisa com o Parque do Caparaó e abriga várias cachoeiras. Os ciclistas seguiram o caminho passando pelo município de Caparaó, por Galileia, até chegar na última cidade do Caminho da Luz: Alto Caparaó, onde encontra-se o Marco do Triunfo, uma escultura em ferro com o símbolo do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil.

Ao todo foram 155 quilômetros percorridos, com um ganho de altimetria superior aos 3.000 metros. Para o grupo, foi bastante cansativo, porém com uma satisfação e sentimento de vitória indescritível!

Redação do Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.