Portal Caparaó - Academia Manhuaçuense de Letras comemora 27 anos
Entretenimento

Academia Manhuaçuense de Letras comemora 27 anos

03/10/2019 - Atualizado em 04/10/2019 07h08

MANHUAÇU (MG) - Fundada em 21 de setembro de 1992, a Academia Manhuaçuense de Letras comemorou 27 anos de muito trabalho em prol da arte, da cultura e da educação do município. A sessão solene aconteceu na sexta-feira, 27, no Palácio da Casa de Cultura com a presença de convidados e acadêmicos.

Na abertura da solenidade, o acadêmico Paulo Roberto de Magalhães Alves, destacou em rápidas palavras como foram os primeiros passos para o surgimento e a trajetória da AML, que tem como patrono o grande escritor “José Lins do Rego”, que atuou como promotor público em Manhuaçu nos idos de 1925; E revelou-se com seu talento literário um grande escritor brasileiro eleito membro da Academia Brasileira de Letras, para a cadeira 25.

Dr. Paulo Roberto lembrou dos ex-presidentes, que fizeram da Academia Manhuaçuense de Letras um monumento para preservar a história e a cultura da região. “Me lembro do esforço de dona Ilza Campos Sad, que me convocou para fundarmos a AML. Sempre zelosa, atenta e determinada para a valorização do saber”, lembra o acadêmico.

O espaço para quem gosta de literatura

Ao longo dos anos, a Academia Manhuaçuense de Letras contribuiu para o surgimento de pessoas, com capacidade intelectual dentro do campo literário e ao mesmo tempo abriu espaço para anônimos se tornarem conhecidos para o universo das letras. Durante a sessão, houve o lançamento de forma simbólica do livro “Uma Aventura”, do escritor mirim Lucas Buker Rodrigues, de Carangola. Ele fala de três amigos, que adoravam aventuras.

Homenagens

Em seguida, o presidente da AML, S.J. de Moraes agradeceu a todos que colaboraram com o crescimento da Academia de Letras. Também enalteceu o trabalho de cada acadêmico, que está sempre em movimento, com o objetivo de fazer do espaço o pilar mais forte para abrir novos horizontes à cultural local. Foi lembrado ainda, o aniversário dos 47 anos de existência do jornal Tribuna do Leste, como sendo um instrumento para a elevação da cultura regional e seu fundador, Pe. Júlio Pessoa Franco, que sempre esteve além do seu tempo.

S.J. de Moraes recebeu das mãos do vice-presidente da Academia Manhumiriense de Letras, José Geraldo Barbosa e da secretária, Luci Porcaro, uma placa em homenagem aos 27 anos de existência.  “Celebrar 27 anos é celebrar a arte, a cultura. Hoje, percebemos que temos muito a fazer. A cultura precisa ter pessoas fascinadas por ela e se faz necessário que busquemos mais pessoas, principalmente jovens para participarem”, ressalta o presidente da AML, S.J. de Moraes.

Eduardo Satil – Tribuna do Leste

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.