Portal Caparaó - Pesquisa com café permitirá difusão de novas tecnologias em MG
Economia

Pesquisa com café permitirá difusão de novas tecnologias em MG

20/01/2009 - Atualizado em 22/01/2009 12h16

O Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) assinou convênio com a Fundação de Apoio à Tecnologia Cafeeira (FunProcafé) para geração e difusão de tecnologia, atendimento laboratorial, controle fitossanitário e capacitação de pessoal para os cafeicultores de Minas Gerais. Trata-se do Programa de Desenvolvimento Tecnológico Regional da Cafeicultura que vai até dezembro de 2010.

Entre as atividades previstas, estão a manutenção de campos experimentais e infraestrutura laboratorial e de demonstração para os trabalhos técnicos nos campos de Patrocínio, Varginha, Boa Esperança, Carmo de Minas, Varjão de Minas, Pirapora, Martins Soares, Coromandel e em outras propriedades. Também foram programados cursos, dias de campo, publicações de boletins técnicos e realização do Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras.

PRODUÇÃO EM MG

De acordo com o último levantamento da Conab (janeiro/2009), a produção em Minas Gerais deverá ficar entre 17,9 milhões a 18,8 milhões sacas de café beneficiados, redução entre 23,9 e 20% em relação à safra anterior (23,5 milhões de sacas), em uma área estimada em 1,007 milhão de hectares, retração média de quase 4% comparado à temporada passada (1,048 milhão de hectares). Nas regiões sul e centro-oeste de MG a redução de área chega a quase 7% devido à adoção de práticas de podas e erradicação da lavoura. MG contribui com perto de 49% da produção nacional que deverá colher este ano (ciclo de produção baixa) entre 36,9 e 38,8 milhões de sacas de café, em 2,122 mil hectares.

Mais informações sobre os trabalhos da FunProcafé no Relatório de Atividades do Funcafé 2007 (páginas 38 a 42) ou no site www.fundacaoprocafe.com.br

Fonte Ministério da Agricultura - 20/01/09 - 23:55 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.