Portal Caparaó - Do café à cachaça: rota turística tem aventura neste final de semana
Agronégocios

Do café à cachaça: rota turística tem aventura neste final de semana

14/11/2019 - Atualizado em 14/11/2019 14h21

CARANGOLA (MG) - Entre os dias 14 e 17 de novembro, a região das Três Divisas - vértice sudeste MG/RJ/ES - será palco da Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira, que deve reunir mais de 200 apaixonados por aventura, conhecimento e emoção.

A largada da Rota do Café & Cachaça acontece em Muriaé, no dia 14 de novembro. O percurso conta com 4 rotas e 4 etapas com cerca de 500 km de estradas de terra, lindas paisagens e muitas atrações gastronômicas.

Durante quatro dias, jeepeiros de todo o país percorrem cerca de 500 km pelas montanhas de Minas, conhecendo e se deliciando com as premiadas cachaças artesanais de alambique da região, além, é claro, dos cafés mais que especiais produzidos por lá. Os saborosos queijos e doces também não ficam de fora do percurso e do cardápio.

Essa é a 5ª edição do evento, que foi relançado neste ano e promete vir repaginado, de acordo com Francisco Cabral, criador e organizador da Rota. Isso porque “Xyco”, como é conhecido na região, decidiu colocar em prática tudo o que aprendeu ao longo do Programa Agente de Turismo Rural, promovido pelo Sistema Faemg/ Senar Minas, em parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais de Carangola, Divino e Caparaó.

O Programa qualifica profissionais para ações integradas na área, com uma abordagem que visa valorizar as características próprias da região onde é desenvolvido, despertando no aluno a valorização de seu meio e visão empreendedora no Turismo. Xyco foi um dos alunos da turma de Carangola / Faria Lemos / Divino / Caparaó, onde o curso foi realizado entre os meses de abril e setembro deste ano. Para ele, o programa foi um divisor de águas em sua vida e a conclusão deu origem a uma nova era de valorização e fomento ao turismo na região.

 “A Rota do Café & Cachaça é uma grande aliada na promoção dos turismos rural, gastronômico e de aventura. Nas quatro primeiras edições do evento, todo o nosso trabalho foi realizado com base em sonhos, paixões e vontade. Depois de participar do Programa, encontramos um novo e sólido caminho para trilhar em busca do nosso grande propósito, que é promover e valorizar a nossa região. Já estamos, inclusive, realizando estudos e levantamentos para a criação de três novos roteiros, além da Rota Café & Cachaça”, explica Xyco.

Francisco também destaca a metodologia usada pelo Senar e faz um balanço positivo da atuação da entidade na região: “O Senar abre portas e nos dá asas para voar cada vez mais alto. A metodologia é eficaz, prática, valorosa e estimula o aluno. São muitas novas ideias e iniciativas embaladas e movidas pelas informações recebidas no Programa. E não sou só eu. Os cursos e treinamentos oferecidos pelo Senar também têm ajudado o produtor rural e a agricultura familiar com novas perspectivas e conhecimentos que ajudam a mantê-los no campo. Sou muito grato ao Senar, principalmente às instrutoras Fernanda Silva e Ana Edwiges. Hoje, com orgulho e a certeza de que esse é o caminho, posso dizer que faço parte do Grupo de Agentes de Turismo Rural Matas de Minas”, salienta.

Kamilla Bitarães / Senar Minas

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.