Portal Caparaó - Manhuaçu abre guerra contra a dengue
Geral

Manhuaçu abre guerra contra a dengue

28/01/2009 - Atualizado em 30/01/2009 12h18

Na última segunda-feira, 19, agentes mobilizadores da Secretaria de Saúde começaram o trabalho de mutirão de limpeza contra a dengue. Sessenta agentes promovem a limpeza de locais propícios para a proliferação do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue. As ações foram concentradas nos bairros Ponte da Aldeia, Bom Jardim, Alfa Sul, São Francisco de Assis (Campo de Aviação), Nossa Senhora Aparecida, Engenho da Serra, São Vicente, Santa Terezinha e São Jorge. Muito entulho tem sido encontrado nos quintais, o que evidencia que a população ainda não tem consciência de que a erradicação da dengue depende do compromisso de cada um com a limpeza de sua própria residência.

A coordenadora de Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau, conta que o resultado tem sido positivo, mas falta consciência. “Moradores têm depositado lixo onde os agentes passam, comprometendo o trabalho em algumas áreas. Caso não haja a colaboração de todos, pode ser que o nosso serviço não alcance o êxito desejado. Cada morador é um agente para ajudar na eliminação do mosquito, e ficarmos livres da Dengue”, salienta Emilce Estanislau, que solicita a participação ativa das associações de moradores na  campanha “Manhuaçu Unida contra a Dengue”, fortalecendo assim, o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu, através do Setor de Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau.

Toda a ação que está acontecendo em diversos bairros é graças ao empenho da Secretaria de Saúde através do Secretário Dr. Luiz Carlos Lemos Prata, por determinação do Prefeito Sérgio Breder, para que a população tenha saúde e fique livre do mosquito da dengue.

DESRESPEITO E SEM MEDO DA DENGUE

Para executar a tarefa, os agentes mobilizadores iniciam as atividades, de 7:00 às 17:00h. Por onde passam, encontram sempre uma surpresa que exige mais atenção. Mesmo com todo o esforço, algumas pessoas não colaboram e assim que os agentes recolhem todo o entulho e o colocam na embalagem para a coleta, alguns moradores jogam mais lixo, outros rasgam a embalagem de plástico para fazer pipa e frustram quem está desenvolvendo as atividades. O resultado tem sido positivo, mas falta a consciência das pessoas.

O apoio da população é fundamental para possibilitar rapidez nas ações. “Sem a colaboração de todos, o nosso serviço não alcança o êxito desejado. Cada morador é um agente para ajudar na eliminação do mosquito e ficarmos livres da dengue”,salienta Emilce Estanislau. Para a coordenadora, muitas pessoas ainda duvidam da possibilidade de contrair a doença.

Durante o acompanhamento no Bairro Ponte da Aldeia, Emilce Estanislau presenciou a cena, em que os próprios moradores jogaram o lixo onde os agentes haviam promovido a limpeza. “Isso causa frustração e ao mesmo tempo preocupação, já que todos são responsáveis e estão sujeitos a contrair a doença, caso continuem agindo assim”,salienta.

A coordenadora chama a atenção e conclama para que as associações de moradores também participem da campanha “Manhuaçu Unida contra a dengue”, fortalecendo assim o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu, através do Setor de Vigilância Ambiental.

Eduardo Satil - 28/01/09 - 11:29 - portalcaparao@gmail

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.