Portal Caparaó - Chef dá dicas de como surpreender na montagem da ceia de final de ano
Entretenimento

Chef dá dicas de como surpreender na montagem da ceia de final de ano

24/12/2019

ALTO CAPARAÓ (MG) - O Natal está chegando! Você já parou para pensar em como fazer uma celebração sustentável e dentro do orçamento? O Chef Eliacir Fernandes, do Restaurante Estância Gourmet, dá dicas de como ter uma mesa farta, porém sem desperdício. Segundo o chef, a primeira coisa que se deve pensar é que a ceia de natal é um momento de confraternização entre a família e os amigos e não um banquete.

Organizar uma ceia incrível sem gastar muito é um verdadeiro desafio, afinal, as despesas com a compra dos ingredientes e com a decoração pesam no bolso de qualquer um e a melhor opção é usar a criatividade e optar por produtos da época e carnes mais baratas. “Estamos em um momento econômico que devemos optar por compartilhar bons momentos, alegrias e as comidas que estarão na ceia. O cardápio pode ser variado e no lugar das carnes e produtos caros, podemos optar por cortes suínos e bovinos de menor valor, e abusando na criatividade dão um toque especial na sua ceia e são extremamente saborosos” explica.

É possível escolher o cardápio com um ou dois tipos de carne e acompanhamentos tipo o arroz, salada, farofa, outros. “Se tiver crianças faça hamburguers caseiros, as crianças adoram. Faça um frango assado inteiro, banhado no suco de laranja. Vai dar uma cor especial e um sabor a mais no seu assado, uma costela de boi assada”, comente Chef Eliacir.

Outra dica no tipo de carne é trocar o tradicional pernil e ou leitoa assada pelo lombo de porco recheado com linguicinha caseira e para fazer a salada usar produtos da época, como manga, cheiro verde. “Nossa região nos oferece uma infinidade de produtos que podemos usar na nossa ceia de natal. São produtos do dia a dia, que combinados dão um toque especial nos pratos e usando a criatividade sua ceia pode ficar mais bonita”, ressalta.

Dica para economizar é partilhar a ceia com a família, elaborar um cardápio e pedir que cada um traga um prato para a comemoração familiar. “Afinal, em tempos de inflação e como as carnes utilizadas nas festas de final de ano são mais caras, como o peru, o chester, o bacalhau, pernil e etc, sempre é bom dividir as despesas”

Cardápio regional

Natal é tempo de festejar, e tudo fica ainda mais gostoso se tiver alimentos saudáveis, gostosos e nutritivos. Ao preparar sua ceia, não tenha preconceito contra alimentos que não são tradicionais durante a ceia.

“Preparem os pratos de suas origens, afinal é hora de celebrar a cozinha brasileira também. Podemos fazer doces caseiros usando receitas da vovó, como por exemplo os doces de figo e pêssego verdes. O café pode ser combinado com diversos ingredientes e promover resultados incríveis, como é o caso do pudim de café, faz o pudim tradicional e acrescenta o café na receita e fica deslumbrante” ressalta.

Dividir as tarefas

Quem assume o compromisso de fazer uma ceia de natal em casa precisa estar preparado para uma série de preocupações e responsabilidade. Também é necessário entrar no clima festivo para não se abalar logo na primeira dificuldade da organização.

“Também é muito bacana dividir as tarefas com todos, não só porque fica mais econômico, mas porque envolvendo todos nas tarefas de decoração, comidas, bebidas e diversão fica muito mais alegre e todos se sentem mais acolhidos, pois Natal é uma época de compartilhar mais amor, gentileza, carinho e boas energias” relata.

Jailton Pereira / Tribuna do Leste

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.