Portal Caparaó - Missa em Carangola marca a comemoração do Jubileu de Prata presbiteral de padre Waldir
Geral

Missa em Carangola marca a comemoração do Jubileu de Prata presbiteral de padre Waldir

13/01/2020

CARANGOLA (MG) - Centenas de fiéis, amigos e familiares de padre Waldir da Silva Soares lotaram o Santuário de Santa Luzia, de Carangola, na noite de quarta-feira, 08 de janeiro, para a participar da celebração eucarística que rendeu graças a Deus pelos 25 anos de ordenação presbiteral de padre Waldir, vigário naquela paróquia.

O pároco local, padre Patrício Geraldo Fialho, saudou os presentes, agradeceu por participarem desse momento especial na vida de padre Waldir, apresentou os padres presentes. Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo de Uberaba, também participou da celebração e manifestou gratidão a Deus pela oportunidade de ter participado do discernimento vocacional e da formação presbiteral de padre Waldir e de poder render graças a Deus pelos seus 25 anos de sacerdócio.

Além de dom Paulo, outros doze padres do clero diocesano de Caratinga concelebraram a eucaristia, que foi presidida pelo aniversariante. Durante a homilia, padre Waldir citou seu lema presbiteral: Tudo por Jesus. “Este é o lema que eu escolhi pra minha vida sacerdotal. E já se foram 25 anos. Tudo começou quando eu tinha 17 anos, ao sentir o chamado pras fileiras sacerdotais. Ao rever essa história, hoje de modo muito especial, fiquei pensando, isso só tem uma explicação. Deus é amor, como afirma João. Este amor é o meio mais eficaz para que Ele permaneça nos seus fiéis e seja perfeito. Isso se realiza no encontro entre Deus e o crente, no contato com a sua palavra, nas Sagradas Escrituras. A eucaristia é o lugar privilegiado para esse encontro com o Cristo Vivo”, disse.

Referindo-se à sua vocação presbiteral, padre Waldir ainda lembrou dois mandatos que Jesus que ele considera principais: “Amai-vos uns aos outros” e “Fazei isto em memória de mim”. “Somos transformados por esses mandamentos de Jesus. Obediente a esse chamado de Jesus, eu renovo a minha gratidão a Deus, por ser sacerdote, escolhido pelo Senhor, e renovo também o propósito de aceitar esse cargo, mesmo que encontremos dificuldades como os discípulos encontraram”, afirmou.

Padre Waldir ainda deu seu testemunho, dizendo que passou por tribulações e crises ao longo dos 25 anos. “Passei por noites escuras, mas aqui estou, de cabeça erguida, por causa de Jesus”, finalizou.

O aniversariante quis ainda, num gesto humilde e piedoso, renovar o seu compromisso sacerdotal diante de dom Paulo, que chamou a atenção da comunidade para os propósitos que o presbítero assume no dia da sua ordenação sacerdotal. “Deus, que te inspirou nesse bom propósito, te conduza sempre mais à perfeição”, disse dom Paulo, repetindo as palavras contidas no rito de ordenação. O momento se encerrou com uma calorosa salva de palmas.

Ao final da celebração, padre Waldir recebeu várias homenagens da Paróquia de Santa Luzia, de Carangola. As homenagens relataram sua história vocacional e destacaram sua alegria e seu carisma no serviço à Igreja. O aniversariante encerrou com uma palavra de gratidão a toda a paróquia, principalmente ao pároco, padre Patrício Fialho. “Eu quero fazer por vocês, pela nossa diocese e resumindo, tudo, tudo por Jesus”, finalizou.

Padre Waldir tem 53 anos e é natural da comunidade da Barra do Batatal, zona rural de Ubaporanga. É filho de João Gregório Soares e Luzia da Silva Soares. Entrou para o Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário em 1987, onde cursou filosofia e teologia. Em 1994 foi ordenado diácono e, em 08 de janeiro de 1995, foi ordenado presbítero por dom Hélio Gonçalves Heleno, em Bom Jesus do Galho. Ao longo destes 25 anos, atuou em diversas paróquias, entre elas Santo Antônio do Manhuaçu, Pocrane, São João do Manhuaçu, Santa Margarida, Senhor Bom Jesus, em Caratinga, e, desde 2013, é vigário paroquial na Paróquia de Santa Luzia, de Carangola.

Portal da Diocese de Caratinga

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.