Portal Caparaó - Cooperativa apoia construção de escola de karatê em Espera Feliz
Esportes

Cooperativa apoia construção de escola de karatê em Espera Feliz

23/01/2020

ESPERA FELIZ (MG) - O esporte, o social e o cooperativismo caminham lado a lado em Espera Feliz. O Sicoob Credisudeste apoia a construção da sede própria da Associação Serra do Caparaó de Karatê (ASCK). Com 32 anos de existência, a escola de arte marcial atende 40 crianças e adolescentes de baixa renda por meio do projeto “Karatê Cidadão” e prevê novas vagas após inaugurar o novo espaço.

As obras tiveram início no ano passado, no terreno cedido em fevereiro pela prefeitura na área do Parque de Exposições. O prédio tem três pavimentos e está na fase de reboco. A previsão é do término da sala para as aulas de karatê ainda em março.

Atualmente, as aulas são realizadas duas vezes por semana em espaço emprestado pela Loja Maçônica, mas com a sede própria, os treinos vão acontecer de segunda a sábado.

A parceria com o Sicoob Credisudeste foi firmada em julho de 2019. Desde então, a cooperativa de crédito está arcando com o pagamento do pedreiro e do servente à frente das obras.

“Sem o apoio do Sicoob, a gente teria parado a obra em julho. A parceria com a cooperativa é fundamental. A sociedade de Espera Feliz está ajudando com o material de construção, mas o dinheiro para pagar o pedreiro e o servente estava difícil”, afirma o professor e um dos idealizadores do projeto Aquiles de Oliveira.

Família envolvida

Aquiles é voluntário do projeto há 22 anos. Além dele, são mais cinco professores que doam seu trabalho para iniciar moradores entre cinco e 18 anos de idade na prática do karatê estilo shotokan.

Segundo o professor, o novo espaço vai possibilitar ampliar o atendimento para 130 crianças e adolescentes, além de estendê-lo para as famílias dos frequentadores com outras atividades além do karatê.

Estão previstas aulas de ioga e alfabetização para os pais ainda não-alfabetizados, aulas de inglês durante os treinos de karatê, coral e reforço escolar para todos os frequentadores do projeto até o curso superior. “Já são vinte professores da rede pública, todos voluntários, engajados com o projeto”, destaca Aquiles.

Também estão nos planos aulas de karatê para os usuários da Apae e da Terceira Idade. Além disso, a prefeitura se comprometeu a disponibilizar nove médicos para prestar assistência aos alunos e familiares. “A ideia é oportunizar a família inteira na nossa sede”, completa o professor.

A gerente da agência do Sicoob de Espera Feliz, Sandra Lopes, enaltece o projeto esportivo e social. “É gratificante poder fazer parte de um projeto tão lindo como esse, com a participação de crianças carentes, ajudando famílias a oferecerem um futuro melhor para seus filhos”, declara.

Os alunos do “Karatê Cidadão” mantido pela ASCK já disputaram competições estaduais e no Espírito santo. Em pouco mais de três décadas, o projeto já transformou a vida de centenas de moradores carentes de Espera Feliz, muitos deles profissionais de diversas áreas ou ocupando cargos importantes.

“Temos um delegado da Polícia Federal atualmente em Brasília que foi aluno e continua apoiando o projeto”, diz Aquiles de Oliveira.

Interesse pela comunidade

Para o supervisor de Organização do Quadro Social (OQS) do Sicoob, Marciano de Jesus, a importância do projeto “Karatê Cidadão” para a cooperativa está na ajuda ao desenvolvimento local e de pessoas na construção de sonhos.

“A diferença de uma instituição financeira cooperativa é que ela trabalha dentro de alguns valores e princípios específicos. E um destes princípios é o interesse pela comunidade, o que torna a cooperativa uma das responsáveis pelo desenvolvimento local”, enfatiza Marciano.

Ainda segundo o supervisor de OQS da Credisudeste, a cooperativa cresce cada dia mais através da cooperação, ou seja, das movimentações financeiras que o associado realiza. Este, por sua vez, também tem seu desenvolvimento econômico juntamente com a cooperativa.

“À medida que a cooperativa vai crescendo por meio desses movimentos, ela tem condições de apoiar a comunidade, uma vez que todo recurso captado pela cooperativa fica para a comunidade”.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.