Portal Caparaó - Chuva que atinge a região provoca estragos e deixa população em estado de alerta
Geral

Chuva que atinge a região provoca estragos e deixa população em estado de alerta

24/01/2020 - Atualizado em 24/01/2020 16h10

REDAÇÃO - A chuva que atinge a região de Manhuaçu e cidades vizinhas  desde quinta-feira, 23/01, tem provocado estragos e deixado a população em estado de alerta.

Em comunicado, ao meio-dia desta sexta, a Defesa Civil Estadual emitiu alerta de “Chuva de moderada a forte intensidade, com episodios de chuva intensa, válida até às 18 horas”.

Envie imagens e informações para o whatsapp do PORTAL CAPARAÓ 33 999 509 609

MANHUAÇU

Em Manhuaçu, há registro de interdição da rua Monsenhor Gonzalez, no Centro, devido a uma cratera provocada por rompimento da rede pluvial. Na Frederico Dolabela e na BR-262, km 35, em frente a Receita Federal, o barranco também cedeu e o local foi isolado pelo DNIT.

Chove intensamente nas regiões de Luisburgo e São João do Manhuaçu, cabeceiras dos principais afluentes da bacia do Rio Manhuaçu. A cheia desses trechos, notada principalmente pelo acúmulo de água em áreas de várzea, deixa a população apreensiva.

A Defesa Civil de Manhuaçu considera que o volume de água aumentou consideravelmente o nível do rio Manhuaçu no trecho da cidade. Com isso, locais mais baixos, como quintais, garagens e ruas nas margens do rio já apresentam os primeiros pontos de inundação.

Como continua chovendo nas cabeceiras do ribeirão São Luís, Manhuaçuzinho, São Sebastião e no rio Manhuaçu há previsões de que o nível do rio na cidade ainda vai subir mais durante a tarde e início da noite desta sexta.

ABRE CAMPO

Em Abre Campo, um temporal fez o Rio Santana transbordar, invadir ruas, casas e lojas. A chuva forte começou no fim da noite desta quinta-feira (23).

MATIPÓ

Em Matipó, bairros como Exposição e Palhada apresenta vários pontos de inundação desde as primeiras horas desta sexta-feira.

SERICITA

A cidade de Sericita também apresenta inundação em algumas ruas devido a quantidade de chuva desde quinta-feira, 23/01.

A rua da Prefeitura e outra que dá acesso ao centro da cidade está intransitável devido ao acumulo de água.

CARATINGA

Um barranco desmoronou e feriu uma mulher na madrugada desta sexta-feira (24) no bairro Salatiel, em Caratinga (MG). Segundo o Corpo de Bombeiros, o muro que deveria conter o barranco cedeu e os destroços atingiram também veículo que estava próximo.

A mulher teve uma fratura na perna. Ela foi socorrida pelos bombeiros e encaminhada para o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. Não há informações sobre o estado de saúde dela.

A Prefeitura de Caratinga também fez a transferência de pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o Centro de Assistência à Saúde (CASU) e o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA).

Segundo o município, a medida emergencial foi tomada devido à UPA estar localizada em ponto com risco de alagamento se houver enchente. Com o alerta da Defesa Civil sobre as chuvas em Minas Gerais, a ação visa evitar transtornos.

Foram transferidos pacientes em situação de observação, mas não foi divulgado o número de pessoas afetadas.

PARQUE DO CAPARAÓ

Foi divulgado também um Comunicado Emergencial do Parque do Caparaó. O acesso está fechado ao local neste período de sexta até domingo.

Em função das intensas chuvas dos últimos dias e, consequentemente, as dificuldades e riscos por elas geradas, tais como quedas de árvores, quedas de barreiras nas estradas e grande insegurança nos acessos internos do Parque, incluindo as trilhas nas partes altas, o Parque Nacional do Caparaó ES/MG comunica que, pelo princípio da precaução, especialmente por questões de segurança, nos dias 24, 25 e 26 de Janeiro estará fechado para visitação e/ou acampamentos.

A medida aplica-se às duas Portarias, Pedra Menina (ES) e Alto Caparaó (MG).

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.