Portal Caparaó - Comitê Covid-19 Manhuaçu anuncia mudanças em decreto sobre o funcionamento do comércio
Economia

Comitê Covid-19 Manhuaçu anuncia mudanças em decreto sobre o funcionamento do comércio

26/03/2020 - Atualizado em 27/03/2020 14h36

MANHUAÇU (MG) - Reunião do Comitê Gestor de Crise – Coronavírus (COVID-19) em Manhuaçu definiu na tarde desta quinta-feira, 26/03, a flexibilização de algumas regras impostas no decreto municipal que determinou, entre outras restrições, o fechamento de praticamente todo o comércio do município. As novas regras serão divulgadas em ato nesta sexta-feira e deverão permitir a abertura de alguns setores a partir de segunda-feira. No entanto, autoridades do setor de saúde continuam preocupadas com a reabertura.

Na semana passada, além de determinar o fechamento de escolas, cancelamentos de reuniões e eventos que gerassem aglomeração de pessoas, o comitê recomendou uma série de outras medidas que foram elencadas em três decretos municipais assinados pela Prefeita Cici Magalhães, entre elas a restrição ao funcionamento de diversos setores econômicos.

Com o andamento das providências e a queixa de vários segmentos da economia, a reunião desta quinta-feira serviu para que o Comitê Gestor de Crise – Coronavírus (COVID-19) definisse alguns pontos que flexibilizam as restrições.

Basicamente, o município de Manhuaçu adotará algumas das regras pelo Decreto Estadual, do Governador Romeu Zema, que modificou o primeiro ato dele e abriu permissões para outros setores, desde que cumpridas exigências de higiene.

Entre outros pontos, o decreto estadual favorece os setores ligados à cadeia produtiva de alimentos e serviços essenciais, como restaurantes, oficinais, lanchonetes, linhas de ônibus e outros locais às margens das rodovias. Somente na sexta-feira, com o decreto de Manhuaçu, é que se saberá quais empresas poderão abrir e as que continuam fechadas.

ECONOMIA

Um dos participantes do comitê, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Manhuaçu (ACIAM), Silvério Afonso, pondera que o primeiro decreto foi alinhado com o momento em que se vivia. “Havia muita especulação naqueles dias. Depois, o Governo de Minas emitiu um decreto flexibilizando algumas questões. O encontro serviu para decidirmos que deverá ser seguido o decreto estadual, que libera algumas atividades, mas lógico com restrições”.

Foi determinado que a mudança será a partir de segunda, após ampla divulgação de quais empresas poderão trabalhar.

Silvério Afonso também concorda que não se pode atravessar as determinações dos órgãos de saúde que têm sido extremamente rigorosos com esse controle do isolamento. “É claro que é importante dizer que a guerra contra o coronavírus está apenas começando. Logico que, no decorrer dos dias, outras decisões poderão ser tomadas e até essas posturas revistas. Entendemos o momento que econômico do Brasil não é bom, aqui na região enfrentamos a enchente e agora temos esse problema. Alguns comércios irão abrir com restrições, o que já é um alento”.

Durante a reunião do comitê, a Prefeita Cici Magalhães explicou que os dias não têm sido fáceis. Apesar de entender que faz parte da responsabilidade do cargo, ela admitiu que são decisões difíceis e por isso a participação do comitê é fundamental. “Não queremos comprometer a atividade econômica, mas os números demonstram que as medidas de isolamento social em Manhuaçu deram resultado. Nossa curva tem se estabilizado”.

A prefeita anunciou que o novo ato será definido nesta sexta-feira contendo as decisões tomadas no comitê. “A gente não quer de jeito nenhum paralisar as atividades econômicas do município. Eu sei a importância do nosso comércio, do setor de construção civil e principalmente do emprego. A maioria dos nossos trabalhadores precisa da renda para seu sustento. Vamos agir para que possam trabalhar, a zona rural colher o café e o comércio voltar aos poucos”, pontuou.

PREVENÇÃO CONTINUARÁ

Cici Magalhães reforçou que não pararam as ações durante esses dias. Para as famílias carentes a Prefeitura de Manhuaçu está entregando cestas básicas. Ao mesmo tempo, foram feitos investimentos na estrutura de saúde, montada uma Unidade de Apoio Respiratório, comprados nove respiradores e montada uma UTI Covid-19 no Hospital César Leite.

“Vamos permitir que alguns setores retornem e terão algumas restrições, especialmente para evitar aglomerações. Estaremos vigilantes e continuaremos com ações. Pediremos aos idosos que não saiam. Precisamos manter um fluxo menor de pessoas nas ruas e as medidas de higienização continuam sendo necessárias”, completou.

POSICIONAMENTO DA SAÚDE

Já integrantes do comitê, representantes da área de saúde, como a Secretária de Saúde de Manhuaçu, Karina Gama, e o médico infectologista Dr. Thiago Heringer, argumentaram que a questão do isolamento social é fundamental para evitar o crescimento exponencial da pandemia. E que pensando no cenário que ainda podemos enfrentar nos mantemos em contingência e organizados para atender a população que necessitar do atendimento em nossa estrutura de saúde.  As pressões do setor econômico são importantes e de fato devem ser levadas em consideração, mas, neste momento, entendemos que o isolamento é fundamental. Nós continuamos com a preocupação e nosso posicionamento é que restrições sejam mantidas”, pontuaram.

Jailton Pereira - jailton@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.