Portal Caparaó - Bairro Santo Antônio pode ter Unidade de Saúde
Geral

Bairro Santo Antônio pode ter Unidade de Saúde

20/02/2009 - Atualizado em 27/02/2009 09h49

A quarta-feira (18) foi marcada por mais uma reunião do Conselho Municipal de Saúde (CMS), de Manhuaçu. Prestação de contas de recursos investidos no controle da Dengue, Unidade de Saúde para o bairro Santo Antônio e contrato com a Renalclin, foram alguns dos principais assuntos discutidos no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, que teve as contas dos meses de setembro, outubro e novembro, aprovadas pelo CMS.

DENGUE

A meta da Prefeitura e Secretaria de Saúde de Manhuaçu é não ter caso de Dengue no município. Com esta finalidade uma ação conjunta das Vigilâncias (Saúde e Ambiental), foi desencadeada desde o início do ano. Um dos coordenadores de agentes epidemiológicos, Jusceli de Paula Leite, participou da reunião do CMS informando como está o processo de combate ao mosquito da Dengue, esclarecendo como se dá a aplicação de recursos no setor. Após a apresentação dos números, houve a aprovação por parte do Conselho Municipal de Saúde. Para Jusceli, o apoio dos conselheiros é fundamental na conscientização da população. Ainda de acordo com ele, a Vigilância Ambiental dispõe de funcionários capacitados para dar palestras nas comunidades e escolas. Para agendar basta entrar em contato através do telefone: 33 3332 3534 ou 3332 3549.

UNIDADE DE SAÚDE SANTO ANTÔNIO

A Associação de Moradores do bairro Santo Antônio apresentou pedido ao CMS para encaminhamento de solicitação à Secretaria Municipal de Saúde para construção de uma Unidade de Saúde no bairro, uma vez que os moradores locais e toda a área próxima têm que se deslocar até o Pedregal para serem atendidos. A Unidade de Saúde seria responsável pelo atendimento de usuários do Santo Antônio, partes dos bairros Sagrada Família, Luciano Heringer e Centro.

O pedido foi feito pela presidente da Associação de Moradores e Conselheira de Saúde Carmem Lúcia Shuenck. “As dificuldades para nós que residimos na região do JK, buscarmos atendimento no Pedregal, são enormes”, reforçou Sebastião Gabriel Soares, residente à rua Olímpio Vargas. O presidente do CMS, Júlio Caetano Dias, informou que serão feitos os levantamentos de impacto financeiro por parte da Secretaria de Saúde, e outros estudos de viabilidade para a construção, procedimento que já foi solicitado pelo Secretário Municipal de Saúde, Dr. Luiz Prata.

RENALCLIN

Foi informado pela Comissão de Contratos do CMS que a Secretaria de Saúde firmou contrato de mais seis meses com a Renalclin (responsável pelo atendimento de pacientes com insuficiência renal crônica submetidos a seções de Hemodiálise). Nesse período os repasses de recursos advindos do Ministério da Saúde, referentes ao pagamento pelo serviço prestado aos pacientes do SUS, continuarão acontecendo normalmente.

Ao término de seis meses, a Renalclin deverá estar adequada e de posse dos documentos necessários diante da legislação vigente. De acordo com a empresa, representada no CMS pelo conselheiro Francisco, os documentos estão sendo  providenciados.

Credenciamentos

Foram discutidos assuntos ligados ao credenciamento de empresas para realização de procedimentos de alta complexidade e revisão de contratos daquelas que já prestam estes serviços para a Secretaria Municipal de Saúde. Também foram avaliados pela Comissão de Contratos e Convênios os processos de autorização de estágios de estudantes de faculdades e escolas técnicas de Manhuaçu e região nas dependências do SUS.

Pedido de transferência do PSF de Santo Amaro para antiga sede do posto de saúde local e autorização (a ser concedida pelo CMS) para candidatos ao cargo de Agente Comunitário de Saúde participarem dos processos seletivos, quando estes encontrarem dificuldades “políticas” em seus Conselhos de Unidades de Saúde, também foram debatidos na reunião.

Luiz Nascimento - 20/02/09 - 10:27 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.