Portal Caparaó - Diretor do HCL alerta: Nossa estrutura não aguenta a balbúrdia social na nossa cidade
Geral

Diretor do HCL alerta: Nossa estrutura não aguenta a balbúrdia social na nossa cidade

24/06/2020 - Atualizado em 25/06/2020 09h11

MANHUAÇU (MG) - “Pelo amor de Deus, revejam os conceitos, freiem esta cidade, porque nós não vamos ter condições de atendê-los se assim continuar.” É com esse apelo que o diretor do Hospital Cesar Leite, em Manhuaçu, Luis Claudio Mendes do Valle, tenta conscientizar a população da cidade sobre a gravidade do novo coronavírus. Com 124 casos confirmados segundo o mais recente boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o município da Zona da Mata mineira está em alerta com o crescimento da doença em Minas.

Menos de três meses se passaram desde a confirmação do primeiro caso da doença em Manhuaçu. Atualmente, a cidade, que tem cerca de 90 mil habitantes, já perdeu quatro moradores vítimas das complicações da COVID-19.

Veja o vídeo

Luis Claudio explica que médicos da cidade já foram diagnosticados com a doença. Um deles está internado em uma UTI em Manhumirim, também na Zona da Mata.

“A doença está aí, diga aos seus familiares, aos seus eleitores, aos seus amigos, aos seus comandados que a doença chegou, e chegou de vez. Nossa estrutura hospitalar não aguenta a balbúrdia social que está na nossa cidade”, afirmou o diretor, temendo um aumento no número de casos frente ao desrespeito ao isolamento social.

O diretor lembra ainda que os números da doença dispararam em todo o estado. Com isso, ele teme que a corrida contra o tempo que o município enfrenta para adaptar a estrutura do hospital para receber pacientes da COVID-19 seja perdida, em função do aumento na curva de casos.

“Só para vocês terem uma ideia, um terço de todos os mortos no estado aconteceram nos últimos 10 dias. Se continuarmos com o abuso social, eu chamo o que a população de Manhuaçu e região está fazendo de abuso, se continuar com o abuso social que estamos tendo, nós do Hospital Cesar Leite não vamos ter tempo para nos organizar e montar a estrutura de que os nossos familiares vão necessitar”, aponta.

Manhuaçu publicou um decreto com restrições ao funcionamento do comércio a partir desta quarta. As cidades vizinhas também estão sendo chamadas na responsabilidade de que devem impor limites mais severos e adotar o distanciamento social ampliado.

Aissa Mac / Estado de Minas

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.