Portal Caparaó - SAAE alerta sobre problemas causados pelo uso de cerol e linha chilena em Manhuaçu
Geral

SAAE alerta sobre problemas causados pelo uso de cerol e linha chilena em Manhuaçu

30/06/2020 - Atualizado em 30/06/2020 13h54

MANHUAÇU (MG) - Somente na última semana, o SAAE registrou duas intercorrências no abastecimento em Manhuaçu. A origem dos problemas na distribuição de água é resultado do uso de cerol e de linha chilena.

Soltar pipas é uma brincadeira apreciada por crianças e jovens. E apesar do isolamento social, a atividade é comum nesta época do ano. Portanto, deve ser realizada de maneira segura, para que não prejudique o fornecimento de água e energia e preserve motociclistas e pedestres.

O cerol ou cortante é o nome dado a uma mistura de cola, geralmente de madeira, com vidro moído ou limalha de ferro (pó de ferro), e é aplicado nas linhas que são utilizadas para erguer as pipas e papagaios. É importante frisar também a linha chilena, que chega a cortar quatro vezes mais do que a linha com cerol. A linha chilena é feita a partir de quartzo moído e óxido de alumínio.

PROBLEMAS NO ABASTECIMENTO

De acordo com o Engenheiro Eletricista do SAAE Manhuaçu, Gabriel Augusto Miranda, além de perigosa, a brincadeira pode trazer danos ao abastecimento. “As linhas, muitas vezes com cerol, se enrolam nos cabos e cortam o fornecimento de água, pois são através destes cabos, que o bombeamento é feito das elevatórias para os reservatórios. ”

Segundo Gabriel, a linha cortante provocou transbordamento no reservatório do Bairro Bela Vista. “O cerol cortou o cabo que envia o sinal do nível do reservatório para o quadro de acionamento da bomba, dessa forma, a bomba entendia que o reservatório estava vazio e o mesmo permanecia ligado direto.”

Já na ETA em Vila Nova, um pedaço de linha chilena, agarrado no poste de iluminação foi encontrado por funcionários, criando um grande risco de fechar um curto circuito na instalação elétrica, e causar problemas no abastecimento. 

CEROL E LINHA CHILENA = CRIME

A lei estadual 23.515/2019 proíbe o uso de cerol ou de qualquer outro tipo de material cortante nas linhas de pipas, de papagaios, ou semelhantes artefatos para recreação ou com finalidade publicitária, em todo o território do estado de Minas Gerais. Quem for flagrado usando cerol ou linha cortante está sujeito ao pagamento de multa.

Lembrando que, são inúmeros os casos de lesões corporais e até mortes de motociclistas, ciclistas, pedestres e até mesmo de animais que são feridos ao terem a linha enroscada ao corpo.

As pipas devem ser soltas em locais abertos, longe de cabos elétricos ou áreas urbanizadas. E, caso a pipa fique presa nos fios dos postes ou fiações, elas não podem ser resgatadas, porque acidentes nestas condições podem ser fatais.

É importante lembrar que os pais devem ficar atentos e supervisionar crianças e jovens, para que a diversão não resulte em fatalidade ou estragos como já ocorridos.

Assessoria de Imprensa- SAAE Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.