Portal Caparaó - Dengue: 20 mil sacos de lixo recolhidos em Manhuaçu
Geral

Dengue: 20 mil sacos de lixo recolhidos em Manhuaçu

09/03/2009 - Atualizado em 10/03/2009 20h08

A Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu encerrou, oficialmente, na sexta-feira (06), o “Mutirão Manhuaçu unido contra a Dengue”. Com apoio total da Administração Municipal e do prefeito Sérgio Breder, durante 40 dias foi feita uma grande limpeza recolhendo 20 mil sacos de lixo em todos os pontos da cidade. No encerramento houve passeata com os alunos das escolas CAIC – São Vicente de Paulo (organizadora da passeata) e Escola Monsenhor Gonzalez (convidada). O evento serviu de alerta e reforça que todos devem assumir a responsabilidade de manter casas, quintais, imóveis e lotes limpos (sem lixo e tudo que acumule água limpa parada) para evitar a proliferação do mosquito transmissor da Dengue (Aedes Aegypti).

LIMPEZA GERAL

As residências, imóveis comerciais, lotes vagos foram visitados e foram recolhidos materiais que poderiam se tornar  criadouros do mosquito. Infelizmente em algumas áreas, após a limpeza, voltou-se a apresentar acúmulo de materiais. As equipes voltaram a estes locais e trabalharam mais uma vez a conscientização dos moradores próximos. “Manter quintais e  áreas limpas são deveres de cada cidadão, de cada morador e responsável pelo imóvel. O combate a Dengue deve ocorrer todos os dias, somente assim ficaremos livres da doença”, afirma o Secretário de Saúde, Dr. Luiz Prata.

AÇÃO E PARCERIA

Foram 40 dias de mutirão de limpeza com a participação de 63 funcionários contratados pela Prefeitura Municipal, a colaboração fundamental da equipe do SAMAL, a parceria dos comércios locais na campanha de divulgação e do trabalho intenso da equipe da Vigilância Ambiental, Vigilância em Saúde e Secretaria Municipal de Saúde. Os resultados foram comemorados pelo prefeito Sérgio Breder que prestigiou o encerramento do mutirão.

ARMADILHAS PARA O MOSQUITO

Nos próximos dias serão instaladas, em caráter experimental, armadilhas desenvolvidas pela UFMG, para o monitoramento do mosquito transmissor e direcionamento das ações. Lembrando que as ações de rotinas serão mantidas, normalmente, e o apoio da população é fundamental para que Manhuaçu não tenha Dengue. “O uso das armadilhas será mais uma ferramenta de ação de apoio e não devemos transferir para elas nossas responsabilidades”, reforça a coordenadora de Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau Fialho. Lembre-se: Dengue se combate todos os dias. Combater a Dengue é dever meu, seu e de todos. Manhuaçu está unido contra a Dengue. Faça sua parte. Telefone da Vigilância Ambiental para tratar de assuntos ligados a Dengue: 33 3332 3534.

Luiz Nascimento - 09/03/09 - 22:32 - portalcaparao@gmail.com

 

Sacos de lixo recolhidos nos bairros da cidade:

Alfa Sul: 250 Bom Jardim: 965 Campo de Avião: 300 Nossa Senhora Aparecida: 800 Engenho da Serra: 600 São Jorge: 708 Vila Deolinda: 305 Clube do Cavalo: 68 Bela Vista: 302 São Vicente: 800 Pouso Alegre: 800 Santana: 650 Bom Pastor: 650 Pinheiro: 120 Sebastião Oliveira: 273 Josè Vicente: 307 Centro: 560 Matinha: 1700 Santa Terezinha: 1350 Lajinha: 732 Santo Antônio: 893 Baixada: 400 Petrina: 1200 Todos os Santos: 137 Sagrada Família: 878 Santa Luzia: 1216 Operário: 850 Coqueiro: 500 Colina: 550 Catuaí: 700 Vila Boa Esperança: 208

Fonte: Vigilância Ambiental – Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu 

 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.