Portal Caparaó - Prefeitura inaugura Clínica Veterinária Municipal em Manhuaçu
Geral

Prefeitura inaugura Clínica Veterinária Municipal em Manhuaçu

19/07/2020 - Atualizado em 20/07/2020 08h51

MANHUAÇU (MG) - A partir de segunda-feira, 20/07, iniciará o funcionamento em Manhuaçu, da clínica veterinária montada pelo município para atendimento a cães e gatos, que estiverem doentes, soltos e maltratados pelas ruas da cidade. Vários estudos foram realizados para viabilizar o projeto, que se tornou realidade para a população manhuaçuense.

A Secretária de Saúde, Dra. Karina Gama conheceu o novo espaço, acompanhada dos coordenadores de setores, Quilberson Costa (Compras), Renato Miranda (Transporte), Lucas Dornelas (Odontologia), Taís Teixeira (Cis Verde), Lorena Gonçalves (Vigilância em Saúde), Ana Paula Amaral (Sanitária), Ana Paula de Miranda (Epidemiologia). Também participaram os vereadores, Juninho Linhares, Gilson Cesar e Rodrigo dos Santos e representantes da Polícia Militar de Meio Ambiente (Sargento Aldeir Júnior e Cabo Leandro Alves). Todos foram recebidos pelo coordenador da Clínica Municipal, Rafael Rolim (veterinário), Laís Mol (veterinária) e os estagiários, Yasmin Paiva, Tiago Felipe e Tatielly Vitória.

A clínica localizada na Rua Maria Alves Almeida (Bairro Lajinha) possui dois consultórios, farmácia, sala de cirurgia e laboratório. Também possui área administrativa, com recepção e uma equipe altamente qualificada para o atendimento.

De acordo com o coordenador, Rafael Rolim, o atendimento será direcionado somente para animais doentes, que estiverem soltos pelas ruas. Serão acolhidos, medicados e quando curados podem ser adotados. Caso não ocorra, serão cadastrados, castrados e soltos novamente. “O nosso trabalho será voltado para os animais de rua que sofrem maus tratos, ficam abandonados e adoecem. Também vamos implementar a castração móvel para otimização do controle populacional municipal”, explica Rafael Rolim.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Karina Gama, essa é mais uma conquista para a população de modo geral, sobretudo, para os protetores de animais. Outra preocupação do município é que, o acúmulo de animais abandonados acaba passando doenças para as pessoas e sofrem maus tratos.

Funcionamento da Clínica Neima Rosa Lopes

O nome foi escolhido para homenagear a distinta moradora do Bairro Bom Jardim, Neima Rosa Lopes, que foi uma defensora da causa animal. Por várias vezes, ela recolheu cães abandonados e cuidava em sua casa, para que os animais não sofressem maus tratos nas ruas. Também cuidava dos animais doentes, até que eles recuperassem.

Para a integrante do Grupo de Proteção Animal “O Bicho Bacana”, Telma Paulo de Freitas, a homenagem foi merecida, pois, Neima Rosa foi uma das precursoras da proteção animal em Manhuaçu. “Representa uma conquista para todos os Protetores, que lutam incansavelmente por dias melhores para a Causa Animal. Ainda não é nosso objetivo final, pois queremos e lutamos por muito mais para os animais em situação de rua, vítimas de maus tratos e abandono”, ressalta Telma Paulo de Freitas.

Para estabelecer as diretrizes e funcionamento, o coordenador da Clínica Municipal, Rafael Rolim reuniu com voluntários protetores de animais. Durante a reunião ficou acertado que o atendimento obedecerá a critérios como agendamento via telefone e e-mail. A clínica não terá plantão aos finais de semana e funcionará de segunda a sexta-feira das 08 às 17hs. A população e protetores poderão tirar as dúvidas pelo telefone (33) 3331-2157. Também foi o criado o e-mail: clinicamunicipalmanhuacu@hotmail.com

Rafael Rolim explicou as vantagens do novo local, como por exemplo, a boa localização, a qualidade dos serviços que serão prestados e, a comodidade que os protetores terão por não precisarem se deslocar para local longe dos centros urbanos. Foi feita uma apresentação, sobre os principais objetivos da clínica, destacando firmemente que a mesma será direcionada principalmente aos animais de rua, e futuramente poderá ser estendida a proprietários de baixa renda, inscritos em programas sociais do Governo Federal, como por exemplo, o programa Bolsa Família.

“Os protetores e ativistas precisarão apresentar um projeto de Fluxograma, mostrando como irão filtrar e encaminhar os animais em situação de rua para os atendimentos na clínica, sobretudo, às castrações. O Município contará com os serviços de uma Unidade móvel de castrações que iniciará as atividades no mês de agosto de 2020”, reforçou o médico veterinário.

Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Saúde

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.