Portal Caparaó - Dona Odila 100 anos: Um dia memorável para ser comemorado em tempos de Pandemia
Geral

Dona Odila 100 anos: Um dia memorável para ser comemorado em tempos de Pandemia

08/09/2020 - Atualizado em 09/09/2020 08h20

MANHUMIRIM (MG) - O dia 25 de agosto de 2020 ficará marcado para sempre na vida de todos os familiares e amigos da senhora Maria Odila Vieira. Foi com muita alegria e gratidão que os filhos, netos e bisnetos comemoraram os 100 anos de vida, muito bem vividos, da Dona Cotinha, como é conhecida na cidade de Manhumirim.

Dona Maria Odila Vieira, a D. Cotinha, é uma senhora alegre e cheia de energia. Mãe de Antônia, Gessy, Marlene, Nora Nei, Sônia, Ângela, Paulo e uma filha do coração Grácia, a matriarca se orgulha em ostentar toda a exuberância e vaidade de uma senhora centenária.

É uma das moradoras vivas mais antigas do bairro do Roque, em Manhumirim, onde criou, junto de seu esposo, o falecido Manoel Vieira, mais conhecido como Neca Carcereiro, todos os seus filhos, desde 1943 aproximadamente.

Descendente de italianos, da família Lugatti, D. Cotinha adora contar histórias de quando era pequena, das festas e danças, das comidas que sua “nonna” fazia, dos romances de adolescência, das lembranças do período da Segunda Guerra Mundial e de como a pequena Manhumirim, uma cidadezinha ainda com poucas casas, foi se desenvolvendo ao longo de todos esses anos.

Digna de uma memória invejável, no auge de sua lucidez, ela se lembra de tudo com muita minúcia, resgatando de sua memória fatos de quando tinha apenas cinco anos de idade. É capaz de mencionar nomes, sobrenomes e detalhes com muita clareza! Ah que riqueza!!! Costumamos brincar que o tio alemão (Alzheimer) anda bem longe dela.

O tempo foi seu amigo. Aliás, o tempo foi amigo de toda a família e amigos que têm o privilégio de conviver ao seu lado e poder receber um pouco de sua sabedoria e se encantar com os mistérios e a beleza de sua longevidade e saúde.

“Em agradecimento pela sua vida e sua saúde, principalmente neste período em que contabilizamos mais de 122 mil mortes pela Covid-19 no Brasil, todos nós filhos e filhas, netos e netas, bisnetos e bisnetas saudamos a sua existência, louvamos a Deus e a Nossa Senhora pelas bênçãos derramadas sobre nossa querida mãe e avó Cotinha e suplicamos que ela possa ter mais tempo de vida para continuar a compartilhar tanto amor, generosidade e sabedoria a essa geração e as novas que ainda virão. Parabéns D. Maria Odila! Parabéns “Mãe Cotinha”!”

Tânia Danielle Vieira Neto (neta de D. Maria Odila)

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.