Portal Caparaó - Semana Nacional do Trânsito tem ações educativas em toda a região
Geral

Semana Nacional do Trânsito tem ações educativas em toda a região

21/09/2020 - Atualizado em 22/09/2020 07h34

MANHUAÇU (MG) - Perceba o risco. Proteja a vida. Esse é o tema da Semana Nacional de Trânsito deste ano que começou nesta sexta-feira, 18/09, e se estende até o próximo dia 25. Instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1997, a campanha nacional tem como objetivo incentivar e promover um trânsito mais seguro junto à sociedade. Em Minas, as ações da Segurança Pública do Estado estão sendo capitaneadas pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Polícia Militar e Polícia Civil e contarão com uma série de atividades de mobilização e de conscientização, em sua grande maioria online, como lives, palestras virtuais e campanhas em redes sociais. Há previsão, ainda, da intensificação da abordagem de motoristas nesta semana, através de blitze educativas e repressivas.

Durante toda a Semana Nacional de Trânsito, o 11º Batalhão de Polícia Militar desenvolverá operações de cunho preventivo e repressivo em Manhuaçu e região, visando à redução de acidentes e a redução de condutores embriagados e/ou sob influência de outras substâncias entorpecentes. As primeiras iniciativas aconteceram nesta sexta-feira.

Um aperto na fiscalização também deve acontecer ao longo de toda a semana, com uma grande operação integrada da campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida”, coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. A previsão é que cerca de 70 municípios do Estado, incluindo a capital, tenham ações simultâneas de combate à alcoolemia no trânsito, com a participação das forças de segurança do estado.

Acidentes no Estado

Em Minas Gerais, de janeiro a julho deste ano foram registrados 122.310 acidentes de trânsito. Um número 21,51% menor do que o percebido no mesmo período do ano passado, quando aconteceram 155.821 acidentes. Se comparamos o número de acidentes em que há ao menos uma vítima, a queda chega a 24,11%, sendo 45.353 registros em 2019 e 34.419 em 2020 (janeiro a julho).

Entretanto, apesar dos números em queda, as campanhas de conscientização, além de ações de prevenção e repressão são fundamentais para que os registros sejam cada vez menores. É o que acredita o Tenente Silvio Breygil, do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais (BPTran/PMMG). “Nosso trabalho consiste em manter a redução do número de acidentes e criar uma responsabilidade consciente de cada usuário da via, seja ele condutor, ciclista ou pedestre”, acrescentou.

Ainda falando em índices, os acidentes envolvendo motocicletas também estão em queda. Foram 29.147 ocorrências entre janeiro e julho de 2019 e 22.563 no mesmo período deste ano (-22,59%). Pedestres vítimas de acidente de trânsito representam uma das maiores diminuições, saindo de 5.007 registros nos primeiros sete meses do ano passado, para 3.208 (-35,93%) este ano. “A queda é fruto de uma intensificação de campanhas educativas e fiscalizações. A nossa intenção é aumentar, cada vez mais, a segurança do trânsito, o respeito às normas e ao próximo”, completou o Tenente.

Para a vice-diretora do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), delegada Andrea Abood, a Semana Nacional de Trânsito é de suma importância e vem ao encontro das atividades rotineiras que Polícia Civil realiza voltadas para a conscientização da sociedade sobre comportamentos e condutas adequadas para um trânsito seguro. “Acreditamos que somente com a promoção de ações educativas e o compartilhamento de informações é que conseguiremos potencializar a queda nos índices de acidentes e garantir um trânsito mais seguro para todos”, finalizou.

Redação do Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.