Portal Caparaó - Veículo capta imagens para regularização fundiária de Manhuaçu
Geral

Veículo capta imagens para regularização fundiária de Manhuaçu

08/11/2020 - Atualizado em 09/11/2020 12h50

MANHUAÇU (MG) - A segunda etapa do programa de regularização fundiária de Manhuaçu começou na semana passada. A empresa contratada para o mapeamento da cidade iniciou os levantamentos com o veículo adaptado com câmeras para coleta de imagens em 360º das ruas, chamado de fotomóvel.

A empresa responsável pelo georreferenciamento urbano de Manhuaçu realizou em setembro a parte de fotometria aérea, utilizando um helicóptero adaptado com câmera de altíssima resolução e precisão.

Por meio deste projeto é possível fazer o reconhecimento preciso da geografia local, o mapeamento da cidade e o cadastro atualizado dos imóveis e logradouros, que são passos importantes para que a Prefeitura defina políticas públicas direcionadas, além de poder planejar a oferta de serviços de saúde, educação, transporte público, coleta de lixo, entre outros que beneficiam toda a população.

O fotomóvel realiza o trabalho adicional de levantamento em ruas e bairros. As imagens e informações irão para um centro de processamento e ocorrerá a padronização e organização de todo material coletado para que possa ser disponibilizado e utilizado pela prefeitura de Manhuaçu.

Segundo a Prefeitura de Manhuaçu, os responsáveis por condomínios e chacreamentos fechados também estão sendo orientados a autorizar a circulação do veículos em suas dependências.

ESCRITURA

Segundo a Prefeitura de Manhuaçu, com o georreferenciamento, tanto o município quanto os contribuintes ganham uma importante ferramenta que disponibiliza dados geográficos e mapeamento digital de alta qualidade e confiabilidade.

Além da modernização da gestão pública, o procedimento permitirá a identificação precisa dos bairros, construções e lotes. Em seguida, começa o cadastramento das famílias para a realização do processo de documentação do imóvel.

Com a regularização, as famílias passarão a ter segurança na compra e na venda do imóvel com transferência realizada em cartório; possibilidade de aquisição de crédito bancário; e habilitação para inscrição em programas habitacionais, dentre outros.

Para famílias que têm renda de até 5 salários mínimos, o programa garante a escritura gratuitamente. Enquanto, nos demais casos deverão ser pagas somente as despesas de cartório.

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.