Portal Caparaó - Laboratório Santa Helena: o 1º da região com teste que mede nível de imunidade coronavírus
Geral

Laboratório Santa Helena: o 1º da região com teste que mede nível de imunidade coronavírus

27/05/2021 - Atualizado em 28/05/2021 08h51

MANHUAÇU (MG) - A confirmação de reinfecções pelo coronavírus (SARS-CoV-2) e uma mutação deste vírus já identificada no país vêm deixando a população alerta neste início de ano. Diante do grande número de pessoas que já contraíram o coronavírus (Covid-19) e também as que já foram vacinadas, a possibilidade de confirmar o nível de imunidade contra a doença pode trazer um pouco mais de tranquilidade. Esse é o objetivo de um teste inédito no Brasil e que já é oferecido na região do Caparaó pelo Laboratório Santo Helena, que tem unidades em Manhuaçu, Caputira, Matipó e Santana do Manhuaçu.

Através da tecnologia do teste ImunoScov19, é possível identificar a quantidade de anticorpos de defesa desenvolvidos contra a proteína viral que é responsável por conectar o vírus às células humanas. Com resultado em poucos dias, o exame tem um custo acessível aos pacientes. Diferente dos outros testes para anticorpos utilizados no mercado que avaliam somente de forma superficial, o ImunoScov19 mede concentração de anticorpos presentes na amostra — com uma altíssima sensibilidade de 98,2%.

“Pacientes com esses anticorpos em níveis elevados estarão realmente protegidos contra a infecção. Até o momento, evidências científicas indicam que esses anticorpos evitariam o desenvolvimento da doença novamente. Infelizmente, nem todos que a tiveram a infecção ou foram vacinados desenvolveram defesas suficientes para estar efetivamente imunizados, por isso a importância desse tipo de exame”, destaca o farmacêutico bioquímico Júlio César Bifano Magalhães Pessoa, responsável técnico do Laboratório Santa Helena.

Os estudos realizados com pacientes que desenvolveram a covid-19, mostraram que a maioria das pessoas mantém a resposta imune mesmo após seis meses do surgimento da doença. Agora com a vacinação, o teste passou a ser fundamental também para mostrar a eficácia da imunização.

O responsável pelo Laboratório Santa Helena, Júlio César, reforça que o teste muda o paradigma do coronavírus e a percepção da população sobre a pandemia. “Trata-se de um exame completamente diferente porque nos permite quantificar a resposta imunológica e estabelecer níveis de imunidade contra o vírus. Serve tanto para pessoas que já tiveram a covid-19 como para aquelas que foram vacinadas ou até mesmo as duas condições”, completa, ao lembrar que as pessoas saberão seus níveis de imunidade por meio desse teste.

Diferente de outros testes existentes no mercado que avaliam a imunidade de forma parcial, o ImunoScov19do Laboratório Santa Helena permite quantificar a resposta imune mediada por anticorpos de forma detalhada.

O teste, que possui confiabilidade de 98,8%, identifica pacientes que já sofreram infecção pela Covid-19 ou que possuem algum grau de imunidade cruzada com o vírus, inclusive decorrente da vacina. Os estudos de padronização resultaram na criação de um algoritmo inovador que permite classificar os pacientes de acordo com o grau de imunidade.

Como funciona o teste

O procedimento realizado pelo Laboratório Santa Helena é um teste imunodiagnóstico in vitro para detecção da quantidade de anticorpos IgG contra a Proteína S Total (sub-unidades S1, S2 e tronco) do SARS-CoV-2. Utiliza o antígeno S (Spike) recombinante do SARS-CoV-2.

A proteína S é uma grande glicoproteína que contêm duas subunidades, S1 e S2. A subunidade S1 é responsável pelo reconhecimento do receptor de superfície celular ACE2 (enzima conversora de angiotensina 2), pois compreende principalmente a região chamada domínio de ligação receptor (RBD). Já S2 contém elementos básicos necessários para a fusão do vírus com membrana das células humanas.

Serviço:

Laboratório Santa Helena

Telefone/whatsapp

Unidade Masterclin – Centro de Manhuaçu: (33) 3331-3343⠀⠀⠀⠀⠀

Matipó: (31) 3873-2290⠀⠀⠀⠀⠀

Caputira: (31) 3873-5235

Redação do Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.