Portal Caparaó - Matipó marca atendimentos odontológicos da população rural
Geral

Matipó marca atendimentos odontológicos da população rural

28/04/2009 - Atualizado em 29/04/2009 19h41

O município de Matipó trabalha para ampliar o atendimento de saúde bucal aos moradores de toda a cidade e zona rural. Um dos diferenciais é a marcação domiciliar na zona rural.

Além do atendimento do odontomóvel, a equipe de odontologia trabalha integrada com o Programa de Saúde da Família (PSF) para verificar a demanda e marcar os atendimentos.

Uma equipe que visita as residências e agenda com os moradores a melhor data para iniciar o tratamento. A nova ordem, com o modelo PSF, é a promoção da saúde e não mais o atendimento às pessoas doentes.

O odontólogo Paulo Fernando conta que esse trabalho é recente no município, mas garante que os frutos serão colhidos em breve. “O agende de saúde verifica a necessidade e marca a consulta e o tratamento com o pessoal no odontomóvel. Depois, ele retorna na casa já com tudo agendado”, explica.

Na zona urbana, o procedimento é diferente. A pessoa já utiliza o serviço nas unidades dos PSFs espalhadas por cinco pontos da cidade. “Temos PSFs nos bairros Exposição, Palhada, Boa Vista, Centro e Quelé. São sete dentistas que atendem em horários diversos e isso facilita o acesso para os usuários”, destaca.

Segundo Paulo Fernando, toda essa mobilização oferece mais conforto e universaliza o atendimento em saúde bucal para a população de Matipó. “Todo o procedimento é feito para oferecer à população um tratamento completo. O que não pode ser feito no odontomóvel é agendado para a clínica. Hoje, praticamente 80% dos serviços possíveis são oferecidos à população”, conclui. Senisi Rocha - 08:10 - 28/04/09 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.