Portal Caparaó - Dezessete famílias recebem casas em Santana
Geral

Dezessete famílias recebem casas em Santana

28/04/2009 - Atualizado em 29/04/2009 19h44

Dezessete famílias foram beneficiadas com o programa de Habitação Rural em Santana do Manhuaçu. Além de seis casas construídas na comunidade do Japu, outras onze moradias foram erguidas em córregos da zona rural, garantindo mais dignidade e conforto a famílias de baixa renda.

O projeto é desenvolvido pela Caixa Econômica Federal em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santana do Manhuaçu e começa a ser mostrado como modelo para outras cidades. “O programa sempre existiu, mas não é fácil encontrar uma entidade que se mobilize para montar todo o processo e auxiliar as famílias. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santana ofereceu todo o suporte e agora já estamos preparando a segunda fase”, explica o Gerente Geral da Caixa João Francisco de Souza.

Ele incentiva outras cidades a participarem do projeto. A Caixa entra com recursos da ordem de seis mil reais a fundo perdido e a família complementa para construir a moradia. “Não existe pagamento algum depois. É um dinheiro que a Caixa utiliza para incentivar a habitação popular e não cobra de volta. É parte do nosso papel social”, explica.

As famílias beneficiadas têm renda inferior a um salário mínimo. Segundo a assistente social Adriana Salazar, o trabalho foi gratificante. “É um projeto que envolve a construção de um lar e de uma série de conhecimentos. Além da obra, há reuniões e uma importante capacitação das famílias em encontros periódicos”, destacou.

O presidente do Sindicato e coordenador municipal de habitação, Jésus Brasilino, comemorou com as famílias a conclusão das obras. A cerimônia foi sábado, 25, no córrego do Japu, onde se concentra a maioria das casas. “A casa é parte do projeto. Eu considero a formação e a valorização dessas famílias outra parcela importante. Queremos continuar esse projeto e já temos cerca de cinqüenta famílias cadastradas”, adiantou.

As obras tinham prazo previsto de quatro meses, mas demoraram mais sessenta dias. As chuvas dificultaram os serviços de conclusão.

Senisi Rocha - 28/04/09 - 08:22 - portalcaparao@gmail.com

 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.