Portal Caparaó - Educação para saúde em Luisburgo
Geral

Educação para saúde em Luisburgo

01/05/2009 - Atualizado em 01/05/2009 19h28

A Prefeitura de Luisburgo não tem medido esforços para melhorar a qualidade de vida da população. Numa parceria com a Secretaria Municipal de Educação foi promovida palestra no final do mês de abril para orientar professores, coordenadores das escolas municipais, professores, cantineiras e funcionários da secretaria. O tema foi “Diabetes, prevenção de cáries e conservação dos dentes”, com a participação do Setor de Odontologia do município. Idealizado pela nutricionista Karina Cerqueira, a palestra foi realizada no auditório da Escola Manoel Francisco (Núcleo), no sábado, 25/04. Palestraram Fernando Rocha de Jesus (Educador Físico), Edivana Viana (Pedagoga) e Fernanda Alves de Souza Dutra (Dentista).

Crianças diabéticas

Principal meta da palestra foi capacitar os profissionais que trabalham nas escolas e estão em constante contato com crianças diabéticas, esclarecendo dúvidas existentes e diminuindo determinadas inseguranças quanto à doença. De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Geovana Borel, com profissionais capacitados e informados, será mais fácil desenvolver atividades mais adequadas e acolhedoras para garantir saúde dos alunos da rede municipal de saúde, sobretudo dos diabéticos. Para a pedagoga Edivana Viana Lopes, o evento foi importante porque apresentou aos profissionais como lidar com os alunos portadores do diabetes, esclarecendo sobre as restrições alimentares, como estar mais motivado para garantir um completo processo de interação professor-aluno-funcionários-colegas, evitando discriminações.

Cuidados com os dentes

Fernanda Alves de Souza Dutra, coordenadora do Setor de Odontologia de Luisburgo, afirmou que o encontro com os profissionais envolvidos na educação foi de suma importância para esclarecer dúvidas e valorizar ainda mais a saúde bucal dos alunos da rede municipal de ensino. A dentista abordou o consumo de guloseimas e sua relação com a conservação e formação dos dentes, destacando o apoio que a Secretaria de Educação tem dado ao setor. Com isso, os resultados são muito bons. O índice de crianças com cáries em Luisburgo apresenta queda considerável. Para a nutricionista Karina Cerqueira, a parceria Educação/Odontologia tem conseguido diminuir o consumo de alimentos açucarados no ambiente escolar, prevenindo a cárie dentária, além de evitar o consumo inadequado de calorias e incentivar uma alimentação saudável através da merenda escolar. A Secretaria Municipal de Educação de Luisburgo que, está em nova sede, antiga Câmara de Vereadores, tem vários projetos para este ano. Posteriormente serão destacados.

Luiz Nascimento - 01/05/09 - 06:39 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.