Portal Caparaó - Minas Gerais segue na Onda Verde do Minas Consciente
Economia

Minas Gerais segue na Onda Verde do Minas Consciente

23/09/2021 - Atualizado em 23/09/2021 17h19

REDAÇÃO - Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (23/9) o secretário de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, destacou o avanço da imunização em Minas Gerais. Segundo ele, quase todas as doses necessárias para aplicação em adultos foram distribuídas aos municípios.

Batemos a marca de 23 milhões de doses aplicadas. Paralelamente, percebemos uma queda semana a semana nos pedidos de internações pela doença. Isso mostra a eficácia das vacinas contra covid”, disse.

Até o mês de outubro, a vacinação de adolescentes com a primeira dose e o reforço em idosos deve ser concluída. A previsão pode ser feita por conta da conclusão da distribuição dos imunizantes às cidades.

“A vacina é segura e deve ser dada nesses públicos. O risco é muito pequeno, e a doença continua sendo muito mais grave que qualquer efeito colateral", explicou Baccheretti.

Baccheretti informou a atualização do Minas Consciente. Por decisão do Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que acompanha de perto a situação da pandemia no estado, todas as 14 macrorregiões de saúde seguem na onda verde, a mais flexível do plano de retomada segura e gradual das atividades econômicas.

Os indicadores que medem a doença estão em níveis seguros. Por isso, é possível manter, pela terceira semana seguida, todo o território mineiro nesta etapa.

A taxa de incidência da doença caiu 14% nos últimos sete dias. Já as solicitações de internações tiveram queda de 34,6% em quatro semanas.

“Todas as regiões mantêm a tendência de controle da pandemia. A rede de assistência não está sobrecarregada, o que confirma essa melhora contínua. Apenas as macrorregiões Noroeste e Leste vão demandar uma atenção maior, para que seja verificado um possível aumento de casos em função da variante Delta’’, destacou o secretário.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.