Portal Caparaó - CRO realiza encontro em Manhuaçu
Geral

CRO realiza encontro em Manhuaçu

23/05/2009 - Atualizado em 26/05/2009 11h22

Profissionais de odontologia da região se reuniram em Manhuaçu para debater assuntos ligados à classe. Um dos principais questionamentos é a inexistência de atendimento odontológico nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF).

O encontro reuniu o presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO-MG) Arnoldo Garrocho com a participação do presidente da subseção da Associação Brasileira de Odontologia de Manhuaçu Paulo César, a representante do CRO em Manhuaçu Dra Rita de Cássia, diretora da GRS Soraia Caetano, o Presidente da Câmara de Manhuaçu, Toninho Gama, além do vice-prefeito Adejair Barros e o vereador José Geraldo Damasceno.

Durante a primeira parte, profissionais de odontologia puderam debater temas inerentes ao exercício da profissão e questionar a atuação do Conselho. Em seguida, eles debateram com representantes da Gerencia Regional de Saúde, Secretaria de Saúde de Manhuaçu, Câmara e Prefeitura, as políticas de atenção básica em saúde bucal na cidade.

MARCO

A representante municipal do CRO em Manhuaçu, Dra. Rita de Cássia, conta que o encontro serviu para unir a classe em prol de seus objetivos. “Esse evento é um marco para a odontologia de Manhuaçu porque conseguimos reunir a diretoria como também representantes de outras cidades. Foram feitos questionamentos e muitas reivindicações da classe. Ficou claro que é preciso maior envolvimento e união dos profissionais e isso começa a mudar agora”, comemora. “Se tivesse mais união, muitas coisas não precisariam estar acontecendo”, completou.

Como o evento discutiu ainda a odontologia nos PSFs, a implantação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), convênios e credenciamento, Rita de Cássia acredita que se abriram as portas para mostrar a união da categoria e que a população de Manhuaçu tem direito a uma saúde bucal digna.

O Secretário Geral do Conselho em Minas, Dr. Luiz Carlos Torres, fala que a sociedade confia muito nos dentistas. “Pesquisa recente do Ibope coloca em primeiro lugar de confiabilidade os Bombeiros e, entre os profissionais de saúde, foram os cirurgiões dentistas os mais elogiados”.

Ele argumentou que essa confiança aumenta a responsabilidade da categoria. “Por isso, nossa preocupação em implantar a saúde bucal no PSF, oferecer melhor assistência e melhor atendimento”.

ÚNICA CIDADE

O presidente da subseção da ABO, Dr. Paulo Cesar de Oliveira, diz que Manhuaçu necessita implantar o programa de saúde bucal nos PSFs. “É única cidade da região que não dá atenção primária em odontologia. A saúde como um todo começa pela boca. Se não tem isso no PSF, a saúde bucal em Manhuaçu está numa situação muito critica”, afirmou.

O presidente da câmara de Manhuaçu conta que o município de Manhuaçu está se organizando para realizar um concurso público e assim abrirá vagas para dentistas atuarem nos PSFs. Ao lado do vice-prefeito Adejair Barros, explicou que o problema financeiro dos municípios é muito grande e que o desenrolar da crise é que vai determinar a criação desse novo serviço.

Ele destacou que é uma preocupação da Secretaria de Saúde e a Câmara já autorizou para o próximo concurso público. “Essa situação ficará mais possível de ser resolvida”, afirmou.

APOIO

Já o presidente do CRO, Arnaldo Garrocho, diz que os profissionais de odontologia terão todo apoio e suporte nas questões apresentadas e que os temas internos da categoria serão resolvidos.

Sobre a questão do PSF, ele argumentou que é preciso buscar a implantação e que todos os segmentos devem se empenhar nesse sentido. “Uma boa notícia é que o Centro de Especialidades Odontológicas já está sendo viabilizado. Será um avanço importante”, afirmou.

O presidente ainda adiantou que uma comissão acompanha a inclusão do atendimento odontológico nos planos de saúde para viabilizar convênios e debater a tabela de serviços.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.