Portal Caparaó - Sicoob Credilivre atua para reativação de cooperativa de açucar mascavo
Agronégocios

Sicoob Credilivre atua para reativação de cooperativa de açucar mascavo

14/06/2022 - Atualizado em 15/06/2022 08h15

REDAÇÃO - O Sicoob Credilivre, em parceria com o Sebrae e a Prefeitura da cidade de São José do Mantimento, está realizando uma ação para o desenvolvimento e melhoria da vida dos pouco mais de 2 mil habitantes do município.

O projeto visa reativar a NATSOL, cooperativa de produção de açúcar mascavo na região, adequando às normas sanitárias, melhorando a qualidade do produto final e agregando valor. Para isso, estão sendo realizados treinamentos presenciais com os produtores, além de visitas técnicas às fazendas e a outras cooperativas de produção para compartilhar conhecimentos, boas práticas e experiências que são essenciais.

Recentemente, aconteceu no auditório Nayme José de Salles, sede do Sicoob Credilivre em Manhuaçu uma reunião de alinhamento entre os parceiros e os produtores que estão finalizando um curso da Cultura da Cooperação, que teve como principal objetivo a união do grupo, fazendo com que eles entendam a importância de trabalharem juntos, cooperando para que o produto alcance mercado.

Atualmente, a NATSOL, cooperativa de produção está legalizada e as unidades de fabricação, que ficam localizadas nas propriedades rurais, já vão iniciar um processo de adequação à legislação sanitária, onde cada produtor receberá uma consultoria que o ajudará nesse processo. Ainda nesse semestre, o grupo deverá realizar uma visita técnica a uma feira de produtos naturais que acontece em São Paulo para entender melhor sobre esse mercado, conhecer os potenciais compradores criando assim um ambiente de relacionamento.

Com isso, toda a cidade e região serão beneficiadas. “O trabalho está agregando valor ao produto, levando nome da região para outros mercados, trazendo novos produtores e incentivando o aumento da produção de açúcar mascavo, que é centenária no local. Além disso, é uma forma de levar essa cultura histórica para outras partes do país”, destaca Michely dos Reis, gerente da Agência do Sicoob Credilivre em São José do Mantimento.

José Antônio de Souza, um dos produtores participantes, elogia a parceria e avalia positivamente o que está sendo ensinado. “Essa parceria está sendo muito positiva e, se Deus quiser, vai alavancar a produção. Estamos aprendendo muito e está sendo bom para todo mundo”.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.