Portal Caparaó - Inaugurada a nova delegacia de atendimento à mulher em Manhuaçu
Geral

Inaugurada a nova delegacia de atendimento à mulher em Manhuaçu

08/11/2022 - Atualizado em 08/11/2022 21h30

MANHUAÇU (MG) - A Polícia Civil de Minas Gerais inaugurou a nova sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Manhuaçu. A solenidade foi realizada na tarde desta segunda-feira, 07/11.

As obras realizadas para a inauguração da DEAM foram feitas com recursos da Prefeitura de Manhuaçu, através de convênios, emendas parlamentares e doações feitas pela sociedade da região.

As novas instalações da DEAM fazem parte de um novo conceito de atendimento e acolhimento à mulher vítima de violência, contando com sala psicossocial, recepção própria para mulheres, playground, ambulatório,  sala de oficinas (para atendimento do Projeto Elzas e outros), sala de acolhimento ou sala de passagem, dentre outras instalações inovadoras.

De acordo com o Delegado Regional de Polícia Civil de Manhuaçu, Dr. Felipe de Ornelas Caldas, a nova sede da Deam segue um modelo padrão e se torna referência em prestação de serviço no estado de Minas Gerais, além de contar com acolhimento e respeito no tratamento às mulheres vítimas de violência doméstica.

SOLENIDADE

A solenidade festiva de inauguração contou com a presença de parceiros e apoiadores do projeto, além de entidades da rede de proteção às mulheres na região.

O dispositivo foi composto pelo Chefe do 12º Departamento da Polícia Civil de Ipatinga, Delegado-Geral, Dr. Gilmaro Alves Ferreira, Prefeita de Manhuaçu Maria Imaculada, Prefeito de Matipó Fábio Henrique Gardingo, Delegado Regional de Manhuaçu, Dr. Felipe de Ornelas Caldas, Delegada da Delegacia de Atendimento à Mulher Dra. Adline Ribeiro, Presidente da Câmara Cleber Benfica, Procuradora da Mulher na Câmara de Manhuaçu Mariley do Carmo, Promotor de Justiça Dr. Renan Cota Coelho, Juiz de Direito Dr. Marco Antônio, Comandante do 11º Tenente-coronel Luciano Reis, Comandante do Corpo de Bombeiros Tenente Flávio Mota, Defensora Pública Dra. Denise Rodrigues, Promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CAOVD) Patrícia Habcouk, presidenta da Comissão de Defesa dos Diretos da Mulher da Assembleia Legislativa, deputada Ana Paula Siqueira, deputada estadual Delegada Sheila Pedroso, Reitor do Centro Universitário Unifacig Thales Reis Hannas e o Presidente do Comsep Anízio Gonçalves.

A inauguração foi aberta com um vídeo especial com a mensagem da farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres, vítima emblemática da violência doméstica.

Nos discursos, a referência ao trabalho dedicado da Escrivã Ana Rosa Campos e da Delegada Dra. Adline Ribeiro que capitanearam a construção da delegacia modelo de atendimento à mulher.

HOMENAGENS

Como forma de materializar a parceria e união em torno da nova delegacia, foram entregues homenagens especiais.

Receberam o agradecimento da Polícia Civil, a Prefeita de Manhuaçu Imaculada, a vereadora Rose Mary Catta Preta (representando o Legislativo), a delegada de Governador Valadares, embaixadora do Projeto “Chame a Frida”, Dra Adeliana Xavier, a delegada da Delegacia da Mulher de Diamantina, Dra. Kiria Orlandi, a policial militar Mariane Fernandes Conrado Lopes, integrante da PPVD de Manhuaçu, representando a PMMG, as deputadas estaduais Sheila Pedroso e Ana Paula, a Promotora de Justiça Patricia Habcouck, a empresária Carol Marcial Ribeiro (representando os parceiros da iniciativa privada) e a jovem Jane Cherubim, testemunha da importância da nova DEAM.

A cerimônia foi encerrada com a apresentação de um vídeo com as novas instalações da delegacia.

Além do espaço físico e dos projetos envolvidos, ainda foi apresentado um veículo Nissan Kicks adquirido com recursos do Poder Judiciário (através do Consep) para atendimento às mulheres.

Carlos Henrique Cruz / Jailton Pereira

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.