Portal Caparaó - Manhuaçu constrói pontes na zona rural
Geral

Manhuaçu constrói pontes na zona rural

04/08/2009 - Atualizado em 05/08/2009 19h09

A Prefeitura Municipal de Manhuaçu tem realizado várias obras a fim de atender as necessidades. Sabedor das dificuldades na área rural, o Executivo determinou que várias localidades fossem atendidas com a construção e reforma de pontes, para viabilizar todas as condições necessárias aos produtores rurais para terem acesso às suas casas, bem como na movimentação da produção da lavoura e o fortalecimento de quem está acreditando no  meio rural como fator principal para alavancar a economia no campo.

A iniciativa da Prefeitura Municipal em proporcionar reparo e construção de pontes, fez com que os produtores sentissem mais valorizados, tendo condição de transitarem sem obstáculo e inseguros com a péssima condição da passagem. “Hoje estamos com uma condição privilegiada, já que o prefeito Sérgio Breder determinou que novas pontes fossem construídas em nossa comunidade, para facilitar o nosso trabalho”, diz  “Seo Eugênio” do Córrego do Gavião. Ele fez questão de cumprimentar o diretor de obras, Sebastião Mário Martins “Bigode”, e agradecer pela construção da ponte próxima a sua casa.

A satisfação é visível em cada morador que, agora pode  ter acesso a outras estradas vicinais, uma vez que as pontes construídas e  outras reformadas, ganharam cabeceira de concreto e vigas capazes de suportar peso. Segundo o diretor de obras “Bigode”, os cálculos para a concretagem e ferragem  foram feitos pela equipe do setor de engenharia que teve o cuidado, principalmente o de avaliar a altura que cada ponte deveria ser feita, para  suportar o volume de água na ocasião da cheia.

As obras foram concluídas em tempo record  pela equipe da Secretaria de Obras, obedecendo assim, o cronograma na execução de todos os projetos nas comunidades rurais.

Córrego do Gavião

Atendendo as necessidades das famílias rurais, a Secretaria de Obras fez pontes de concreto e pranchão, que oferece condições para suportar a enxurrada que desce dos pontos mais altos das propriedades. Além disso, os produtores terão tranqüilidade para transitarem com segurança.

No Córrego do Diniz (Pampulha), o diretor de obras “Bigode” mostra o que foi feito para que a ponte ofereça condição  necessária de passagem.Em São Sebastião do Sacramento, a ponte está em fase de concretagem. Vai facilitar o acesso às pessoas para Palmeirinha. A equipe está trabalhando em ritmo acelerado, para que seja concluída nos próximos dias.

Na estrada de Palmeiras, um problema que afetava a estrada no Córrego do Taquaral foi definitivamente resolvido. Quando chovia o local ficava alagado, a lateral da estrada era destruída e o tráfego era interrompido. Coube ao diretor de obras “Bigode” estudar uma medida adequada. A travessia ficava destruída com a forte enxurrada que descia do vale. Agora, foi feita uma caixa receptora para captar a água pluvial.  Para evitar o impacto  da água com a terra, foi feito degraus, que serve de amortecedor para a queda da água.

Ainda no Córrego do Taquaral, os moradores enfrentavam muita dificuldade para transitar quando ocasionava chuva forte. Foi necessário fazer uma ponte (passagem), usando “pedra marruada” para suportar a fúria da enxurrada. Segundo os moradores, quando chove forte, a enxurrada desce com muita força e acaba com toda a estrada. Com o serviço reforçado feito pela Secretaria de Obras, o problema está eliminado.

Realeza

Duas pontes também foram construídas nas proximidades de Realeza. Essa que fica próxima ao posto da Polícia Rodoviária Federal foi destruída com a enchente no  início do ano. Foi reforçada a cabeceira, e colocado pranchões novos para garantir segurança a quem precisa passar pelo local.

Com mais de 20 metros, a ponte robusta sobre o rio São João, nas proximidades de Bom Jesus de Realeza, ganhou estrutura nova e vai oferecer mais segurança aos transeuntes.

Santo Amaro de Minas

A Secretaria de Obras atendeu as necessidades de moradores da localidade de Boa Vista, em Santo Amaro de Minas.  Aqui foi usado “turbilhão”, para comportar o volume de água. Próximo a ponte existe moradia  que, antes era afetada com a cheia. O turbilhão vai possibilitar o escoamento da água, que seguirá seu curso normal.

Ainda no Córrego Boa Vista, a ponte foi feita com viga de eucalipto e pranchão. De acordo com o diretor de obras, Sebastião Mário Martins, “Bigode”, o alicerce vai possibilitar a passagem da água sem prejudicar o trânsito dos moradores.

Eduardo Satil - 04/08/09 - 09:10 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.