Portal Caparaó - Festa de São Lourenço é encerrada em Manhuaçu
Geral

Festa de São Lourenço é encerrada em Manhuaçu

11/08/2009 - Atualizado em 13/08/2009 14h01

Manhuaçu celebrou a festa de seu padroeiro com muita alegria, fé e evangelização. A programação teve celebrações durante os nove dias com missas todas as noites. Um sacerdote convidado e um tema ligado ao Ano Sacerdotal “Fidelidade a Cristo e à Igreja” foram destaques na festa. Shows com Antônio Cardoso, Frei Zeca e Adrielle Lopes completaram a comemoração. No dia do padroeiro, missas, procissão e a reforma da Capela de Santa Terezinha.

Há 152 anos, um dos colonizadores do antigo povoamento, Manuel Antônio Vieira, chegou à região de Manhuaçu e abriu seu surrado almanaque no dia 10 de agosto de 1857. Conferiu que era dia de São Lourenço. Era costume rogar a proteção do céu ao se fundar um povoado. Foi assim, 20 anos antes da emancipação, que o pequeno arraial ganhava um nome.

Durante a festa de São Lourenço, a comunidade católica de Manhuaçu lembrou a trajetória do valoroso jovem Lourenço. No ano de 258, foi queimado vivo por não se curvar ante o prepotente tirano. Seu exemplo continua sendo admirado e venerado no coração dos manhuaçuenses.

A festa do padroeiro lembra as virtudes que marcaram a vida heróica e de fé do santo mártir.

PARTICIPAÇÃO

O Pároco de São Lourenço, Padre Renato Borges, destacou que a festa foi muito prestigiada e participativa. “O tema ‘Fidelidade a Cristo e à Igreja’ trouxe uma oportunidade de ouvir muitos padres e contar com a presença de membros das 40 comunidades da paróquia. Todos vieram louvando e participando”, destacou.

Para o sacerdote foi uma oportunidade de demonstrar publicamente a fé. “Procuramos o Cristo Jesus e conhecemos modelos de santos - homens e mulheres que são testemunhos para nós da vida em comunidade”.

Padre Renato ainda explicou que os shows foram uma forma a mais de promover a evangelização. “A fé deve ser vista também em suas dimensões cada vez mais diversas. É uma forma de evangelização. Trabalhamos o tema da família com Antônio Cardoso, tivemos a alegria contagiante do Frei Zeca e a jovialidade da cantora Adrielle Lopes. Foi uma maneira bem popular de atingir a família, a juventude e toda a comunidade”, finalizou.

Carlos Henrique Cruz - 11/08/09 - 18:30 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.