Portal Caparaó - Manhuaçu acompanha casos suspeitos da nova gripe
Geral

Manhuaçu acompanha casos suspeitos da nova gripe

14/08/2009 - Atualizado em 16/08/2009 13h56

 

INFLUENZA A – GRIPE SUÍNA

A Diretora de Vigilância em Saúde, Maria Cristina Caldeira Duarte, apresentou aos conselheiros, informações detalhadas sobre o Influenza A, vírus causador da nova doença, conhecida popularmente por gripe suína. Em Manhuaçu, estão sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde casos de Síndrome Viral Aguda que até o momento não podem ser qualificados como Influenza A, portanto, não se tem confirmação oficial de nenhum caso no município. O Secretário Luiz Prata, falou das providências que estão sendo adotadas para garantir à população todas as medidas necessárias, uma delas, a implantação de um ambulatório, com médico e enfermeiro na antiga sede da UNIMED, centro da cidade, para onde serão encaminhados os casos monitorados pelo Pronto Socorro do SUS. Prata reforçou a importância da parceria a favor da vida com o Hospital César Leite e com a UNIMED, lembrando o empenho do Prefeito Sérgio Breder, e pedindo à população que mude seus hábitos como vem sem recomendado pelo Ministério da Saúde (Lavar as mãos com freqüência, evitar tocar olhos e boca sem a devida higiene, ambientes fechados, aglomerações, etc.).

CANCELAMENTO DE EVENTOS

Ainda de acordo com o Secretário de Saúde, foi recomendado ao município que sejam cancelados eventos programados para os próximos meses para evitar aglomeração de pessoas e o afastamento da linha de frente de mulheres grávidas que trabalham para o município. A medida já foi adotada na Secretaria de Saúde. Na oportunidade, o presidente do CMS, Júlio Caetano Dias, informou o adiamento do Fórum de Assistência Farmacêutica, previsto para ontem, 15. Nova data será agendada respeitando as determinações para se evitar aglomerações.

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Assistência Laboratorial foi o tema abordado pela Assistente Social, Márcia Henrique, destacando a oficina 8 do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde que está sendo desenvolvido em Manhumirim. A proposta é disciplinar a realização de exames laboratoriais a partir de um protocolo clínico. A organização terá como público alvo, inicialmente, grávidas, hipertensos e diabéticos.

FISCALIZAÇÃO DE OBRAS

A comissão de finanças recomendou a aprovação da prestação de contas de recursos aplicados no Serviço de Ostomia do município. Ao mesmo tempo, os conselheiros solicitaram a relação das obras que estão sendo construídas para poderem acompanhar de perto a execução dos serviços, uma vez que, em alguns casos as obras não estão sendo realizadas como determina a Secretaria de Saúde. O Secretário Luiz Prata garantiu que a partir de agora os conselheiros receberão a relação de obras para fiscalizarem.

DENÚNCIA

Foram questionados os critérios adotados para definir qual paciente deverá ser transferido para um leito hospitalar quando houver defasagem de vaga. A enfermeira Siméia Saraiva, coordenadora técnica do Pronto Socorro de Manhuaçu, informou que esta é uma definição médica. A partir de exames como tomografia e outros, somente o médico pode decidir quem ocupará a vaga. A “escolha” leva em consideração as condições gerais do paciente. “O ideal é que sempre tivéssemos leitos para todos, mas quando não se tem, o médico precisar fazer esta opção a partir dos resultados apresentados nos exames”, afirma a enfermeira.

HCL - MINISTÉRIO PÚBLICO

O Ministério Público solicitou ao Hospital César Leite informações sobre internações hospitalares pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em enfermarias e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), no período de 1º de dezembro de 2008 a 26 de junho de 2009. O pedido foi expedido após a constatação da falta vagas em leitos de UTI em um determinado período da data citada. De acordo com o provedor do Hospital César Leite, vereador Fernando Gonçalves Lacerda, foi entregue um lista com todos os nomes dos pacientes que estiveram internados neste período. Conforme o provedor, foram pedidos  ainda documentos com informações sobre os recursos recebidos dos Governos Federal, Estadual, Municipal e do Programa de Melhoria e fortalecimento dos Hospitais de Minas Gerais (PRO-HOSP), além de relatório sobre infecção hospitalar e mortes decorrentes, notadamente, no Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Cópias da documentação encaminhada ao Ministério Público também foram entregues ao Conselho Municipal de Saúde e à Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu.

Luiz Nascimento - 14/08/09 - 09:37 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.