Portal Caparaó - Manhuaçu poderá ter barracão do produtor
Economia

Manhuaçu poderá ter barracão do produtor

19/08/2009 - Atualizado em 20/08/2009 11h47

Um dos mais antigos desejos dos produtores rurais de Manhuaçu deu um passo importante para sua concretização. Na noite de ontem, representantes do Ceasa/MG reuniram-se, no plenário da Câmara Municipal, com o prefeito Sérgio Breder (PPS) e com o Vinícius de Resende, secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio. Os agrônomos Romeu Silveira Diniz e Valdir Moreira Campos vieram tratar da instalação do Barracão do Produtor. Também participaram do encontro, representantes da Emater/MG, IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), agricultores e Lino da Costa e Silva, presidente do Sindicado dos Produtores Rurais de Manhuaçu.

O prefeito Sérgio Breder destacou a importância do encontro. “Sou produtor rural, sei dos anseios desta classe e este projeto é muito interessante, pois trará grandes benefícios a todos os produtores de nossa região. Tenho a certeza de que chegaremos a um entendimento”, comentou o prefeito.

Para o secretário Vinícius de Resende, iniciativas deste porte possibilitam o desenvolvimento econômico de Manhuaçu, mas é necessário prudência. “Não podemos dar um passo maior do que as pernas. Esta é a primeira etapa, temos que avaliar se o município tem condições, por isto a comissão do Ceasa está aqui pra fazer este levantamento. Sei que este é um sonho antigo de nossos agricultores e a Administração Municipal não medira esforços para que ele se realize”, frisou o secretário.

Um dos assuntos tratados na reunião foi a localização do local para construção do Barracão do Produtor. “Levantamos diversos pontos, pois temos que escolher um lugar que atenda o máximo de produtores, inclusive de outros municípios”, disse o secretário, avisando que hoje serão feitas visitas técnicas em diversas localidades de Manhuaçu. “Estamos esperançosos, acreditamos nesta instalação num prazo de tempo muito curto. Manhuaçu caminha para este desenvolvimento, onde não só os produtores vão lucrar como também os consumidores, tendo a possibilidade de estar adquirindo e consumindo alimentos produzidos na própria região”, destacou o Vinícius de Resende.

POSICIONAMENTO DO CEASA

Romeu Silveira Diniz explicou que o Barracão do Produtor consiste em uma infraestrutura que possibilita ao produtor rural o trabalho de pós-colheita. “É uma forma de facilitar, assim o agricultor leva a sua produção para aquele local e ali ele encontra condições de preparar melhor o produto para o comércio”, definiu Romeu.

Segundo apontou Romeu Diniz, hoje o cliente está mais exigente, sendo determinante que o produtor faça um produto de melhor qualidade, tendo uma pós-colheita mais bem feita. “Desta forma ele tem o diferencial e conquista o cliente”, orientou.

Municípios onde foram implantados este sistema tiveram uma melhora significativa na produção hortifrutigranjeira. Romeu Diniz tomou como exemplo Nova União, onde há doze anos existe o Barracão do Produtor. “A produção local cresceu muito, conquistaram clientes e também facilitou a entrada de investimentos. Considerando, ainda, que o Barracão foi ampliado com recursos próprios”.

Quando foi fundado, o Barracão de Nova União abrigava somente a produção de bananas.  Eram apenas 20 associados, hoje passam de 200. “Inclusive estão partindo para a criação de uma cooperativa, isto mostra a força deste projeto”, ilustrou Romeu Diniz.

E justamente a organização dos produtores rurais é um dos requisitos para implantação do Barracão. “Este não é um programa para atender somente uma pessoa, o município precisa ter produção de hortigranjeiro. A partir daí realizamos um estudo de viabilidade. Vamos levantar informações, mostrar qual o objetivo desta construção”, explicou o representante do Ceasa, ressaltando que o papel da Emater será de fundamental importância, informando qual a área plantada no município e quais as principais culturas. “Também precisamos de dados das associações de produtores. Só de posse destes levantamentos que iremos fazer o estudo de viabilidade, definindo ou não pela construção do Barracão”, ressaltou Romeu Diniz.

A respeito dos recursos para construção do Barracão, o representante do Ceasa apontou o caminho. “Seria interessante pensar numa emenda parlamentar, de preferência através de um deputado federal, para conseguir as verbas que seriam usadas nesta edificação”, salientou Romeu Diniz.

Ao final da reunião, Lino da Costa e Silva elogiou a iniciativa do prefeito Sérgio Breder e do secretário Vinícius de Resende (foto) e disse que este é o momento certo para discutir a implantação deste projeto. “Nós, produtores esperamos que exista um local onde possamos estocar nossos produtos. Sei que todo começo é difícil, mas vale investir, por que todo o lugar onde se instalou deu certo, então precisamos acreditar e trabalhar para sua implementação em Manhuaçu, pois será viável para a população, que terá uma alimentação mais saudável, consumindo produtos fresquinhos”, avaliou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu. Diário de Manhuaçu - 18/08/09 - 08:00 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.