Portal Caparaó - La Mision: atletas da região participam da ultramaratona desafiadora em Passa Quatro
Esportes

La Mision: atletas da região participam da ultramaratona desafiadora em Passa Quatro

21/08/2023 - Atualizado em 21/08/2023 16h48

PASSA QUATRO (MG) -  A cidade de Passa Quatro (Sul de Minas) recebeu entre os dias 17 a 20 de agosto, atletas de alto nível, para a ultramaratona “La Mision” Brasil 2023. O evento de Trail Running atraiu mais de 2500 participantes, que puderam desfrutar a beleza da região de Serra Fina, formada por uma cadeia de montanhas, localizada na divisa dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A ultramaratona ofereceu aos atletas, percursos desafiadores em diferentes distâncias de 80k, 50k, 35k e 15k, em trajetos que alcançam o 5º mais alto pico do Brasil: a Pedra da Mina, com 2.798 metros de altitude. Na sexta-feira,18, os competidores inscritos para a prova de 80k saíram por volta de 9h da manhã e, os primeiros chegaram após 21h, depois de percorreram trechos íngremes, altimetria, misturando coragem e adrenalina para enfrentar quase 3.000m de altitude. Tudo isso, com o foco em desafiar seus próprios limites.

A nossa região foi representada pelos atletas, Leandro Antônio Gomes Souza, de São João do Manhuaçu (equipe Superação), Michele Souza Gomes, de Manhuaçu (equipe Superação) e Benevaldo Rosa (Superação) também encarou 35k. Caparaó foi representada pelo atleta, Cicinho Formiga (guiacaparaotrekking), nos 35k, e colocou em prática a experiência em altura. Os atletas viajaram mais de mil quilômetros, para participarem da prova que exigiu muito esforço, experiência em corrida de trekking de montanha e coragem para enfrentarem desafios, ao lado de atletas consagrados nacionalmente na modalidade. Leandro Antônio conta que não foi fácil disputar uma prova, com tantos concorrentes considerados os melhores, incluindo dois atletas da Seleção Brasileira de Trail run. Conta que pôde avaliar o quanto é difícil participar de uma prova (La Mision), em que atletas de altíssimo nível e reconhecidos vêm com vontade de vencer. Os desafios foram os mais diversos, desde o esgotamento físico e a complexidade em participar da prova. “Ao mesmo tempo, confesso ter ficado muito feliz, pois pude estar ali disputando ao lado de profissionais e colocar meu nome no cenário nacional, junto dos melhores. Busco evoluir sempre, e aprendi como preparam, correm e o aparato utilizado”, explica Leandro Antônio. Essa é a 4ª ultramaratona e, a 1ª prova de 80km em uma das mais difíceis provas do Brasil, em Passa Quatro, principal acesso à Serra Fina.

O ultramaratonista, Leandro Antônio conta que, ao chegar no final da prova ficou mais animado, por sentir que a prova estava sendo completada e, o pódio estava garantido. Leandro Antônio ficou em 8º lugar na posição geral, e 2º colocado em sua faixa etária, concluída em 14:08:34. Para viajar até Passa Quatro, o atleta teve o apoio das nutricionistas @laismrloureiro, Ídria Carvalho e @papelariadodudu, além de vários amigos que o ajudaram. Leandro Antônio continua sendo o “Gigante das Montanhas”.

A atleta manhuaçuense, Michelle Souza Gomes também foi determinada na cidade de Passa Quatro, para concluir os 35k. Com foco nos treinos e experiência em Trail run, a atleta destaca que, a Travessia da Serra Fina que possui um dos maiores desníveis topográficos do território nacional, acima de 2.000m, quase a fez desistir. Mas, a todo o momento a fé em Deus foi preponderante para encontrar forças e continuar na prova. “Graças a Deus e, somente com a permissão Dele, hoje concluí a prova com 9hrs. Prova muito desgastante com grau de dificuldade elevado.  Cai três vezes no primeiro tempo, lesionei o pé no km 10. Já estava com 2 horas de prova.  Pensei em desistir, pois estava sentindo muita dor. Me lembrei que represento uma equipe “ Superação”. No Crossfit, o lema é:  desistir não uma opção. Cheguei esgotada, mas valeu mais essa singular experiência”, conta Michele Gomes. Mesmo assim, a atleta conseguiu concluir a prova em tempo excelente, a considerar-se o grau de dificuldade. “Não conquistei pódio, mas fiquei entre as melhores, por ter concluído no tempo certo. Passar em percursos desafiadores e concluir, me sinto vitoriosa. Agradeço o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, que possibilitou minha participação na La Mision 2023”, representando a equipe Superação/ Amacoor”, destaca Michele Gomes.

Eduardo Satil - Informações: La Mision

Fotos: Benevaldo Rosa e Michele Gomes

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.