Portal Caparaó - Bombeiros e SAMU participam de treinamento para ocorrências com veículos elétricos e híbridos
Geral

Bombeiros e SAMU participam de treinamento para ocorrências com veículos elétricos e híbridos

30/10/2023 - Atualizado em 30/10/2023 14h29

MANHUAÇU (MG) - O crescimento da frota de veículos híbridos e elétricos traz um desafio aos serviços de atendimento a emergências, o que torna cada dia mais necessária a preparação do Corpo de Bombeiros Militar para atuar em ocorrências dessa natureza. É fundamental o estabelecimento de procedimentos operacionais padronizados para o atendimento.

Neste final de semana, visando essa preparação, militares da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militares de Manhuaçu participaram de um treinamento sobre o atendimento a ocorrências envolvendo esse tipo de veículo.

Há uma grande variedade de ocorrências que envolvem veículos e são atendidas diariamente pelo CBMMG. Das naturezas típicas de bombeiros estabelecidas pela Diretriz Integrada de Ações e Operações, as ocorrências envolvendo veículos podem estar classificadas nos grupos referentes a explosão e incêndio, busca e salvamento e atendimento pré-hospitalar

Independentemente do tipo de ocorrência a ser atendida, os militares estão sujeitos a riscos que devem ser mitigados e conhecidos antes da intervenção no veículo. Os riscos inerentes aos veículos propulsionados por motores convencionais são bem massificados. A situação não é a mesma com os movidos a combustíveis alternativos, os quais podem trazer riscos maiores ou menores, mas notadamente diferentes, e requerem uma expectativa além do treinamento e experiência.

 Além dos riscos normalmente encontrados em veículos convencionais (combustão interna), devem ser considerados outros, em caso de envolvimento de veículo híbrido ou elétrico, relacionados a choques elétricos, movimentação do veículo e incêndio.

Tenente Queiroz, Comandante do 1º Pelotão da 2ª Companhia do CBMMG, explica que o treinamento envolveu cerca de 30 militares do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu, Caratinga e Ipanema e socorrista do SAMU de Manhuaçu. “Esse conhecimento é muito importante no nosso trabalho, como dito antes, são novas tecnologias que estão chegando e mesmo sendo poucos, veículos elétricos e híbridos já são uma realidade em nossa região e saber como agir numa ocorrência envolvendo esse tipo de veículo é fundamental para que possamos realizar um salvamento com segurança para nós e para as vítimas da ocorrência”, destaca o oficial.

As instruções foram ministradas por Tarcísio Vieira e Rafael Amorim, profissionais do ramo de manutenção de automóveis que estão se especializando em veículos elétricos e híbridos. De acordo com eles, além dos riscos no salvamento de vítimas de acidentes com veículos a combustão, no caso dos carros elétricos e híbridos tem que se levar em conta a eletricidade, pois eles trabalham com baterias de alta tensão. “Esse tipo de veículo é embarcado com muita tecnologia e dispositivos de segurança que desligam as baterias em caso de colisões, mas precisa-se ter toda cautela, no socorro às vitimas na hora de acessar o habitá-lo do carro, corta e abris a lataria, para evitar que corte um fio da bateria que esteja energizado”, explica Rafael Amorim.

Para Tarcísio Vieira, outro fator de segurança importante é saber onde as fontes de energia do carro estão localizadas.  “Nos carros a combustão interromper a energia é simples basta cortar o cabo da bateria de 12 volts, já nos veículos elétricos e híbridos além dessas baterias, existem ainda as baterias que alimentam os motores elétricos e o acesso a elas, normalmente não é fácil, por isso, existem pontos de acesso onde podemos desligar a energia do carro, mas mesmo assim as recomendações é de aguarde até 20 minutos para que o carro esteja totalmente seguro, sem energia, um desafio para os Bombeiros onde o tempo de resposta pode salvar uma vida”, comenta Tarcísio.

No encerramento da capacitação, o Tenente Queiroz agradeceu aos profissionais Tarcísio e Rafael e à Osaka Toyota que disponibilizou os veículos para o treinamento.

Jailton Pereira - Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.