Portal Caparaó - PM prende no RJ líder de grupo criminoso ligado ao tráfico de drogas em Manhuaçu
Geral

PM prende no RJ líder de grupo criminoso ligado ao tráfico de drogas em Manhuaçu

06/03/2024 - Atualizado em 06/03/2024 08h18

RIO DE JANEIRO (RJ) - Eduardo Lourenço Marques, Dudu, de Manhuaçu e considerada a 4ª liderança criminosa mais procurada de Minas Gerais, foi preso na Vila Pinheiro, Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. A Operação Jeremias 23:24 foi desencadeada pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil do Rio de Janeiro (SSINTE), Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro (BOPE) e Ministério Público da Comarca de Manhuaçu.

O 11° Batalhão de Polícia Militar estava à frente das diligências dessa operação há vários meses, em conjunto com o MP, SSINTE e PMERJ, visando prender o chefe do tráfico de drogas que atuava no bairro Santana, em Manhuaçu, e outras localidades. As informações de inteligência davam conta que o criminoso, que consta na lista dos mais procurados de Minas Gerais, estava foragido no complexo da Maré, na cidade do Rio de Janeiro, área conflagrada e faccionada do TCP (Terceiro Comando Puro), mas era acompanhado pela atividade de inteligência do 11º BPM.

Na madrugada desta quarta-feira, 06/03, com o apoio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da PMERJ o criminoso Eduardo Lourenço Marques, 4ª liderança mais procurada de MG, foi preso na Vila Pinheiro, Complexo da Maré. Uma mulher, esposa do criminoso, também foi presa durante a operação. Os militares apreenderam ainda 01 fuzil.

Por volta das 04h30min, as equipes da Ciaopesp-BOPE , infiltraram no terreno e foram recebidos por disparos de armas de fogo por parte de criminosos armados. Após reagirem a injusta agressão foi localizado um criminoso caído ao solo de posse de um fuzil. O indivíduo baleado foi socorrido ao hospital Getúlio Vargas e a equipe manteve a progressão até o local dos alvos e, ao chegarem no objetivo, conseguindo prender alguns criminosos.

Segundo a PM, Eduardo Lourenço Marques responde na justiça por ser o mandante de diversos homicídios praticados em Manhuaçu, relacionados à disputa entre grupos criminosos ligados ao tráfico de drogas.

O nome da operação faz menção ao versículo 24 do capítulo 23 do livro do profeta Jeremias. “Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o Senhor. Porventura não encho eu o céu e a terra? diz o Senhor”.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.