Portal Caparaó - CMDRS discute condições das estradas rurais
Agronégocios

CMDRS discute condições das estradas rurais

07/03/2024 - Atualizado em 07/03/2024 15h01

MANHUAÇU (MG) - O Secretário de Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente, Sandro Tavares e o diretor de Obras José Geraldo Damasceno participaram na manhã desta segunda-feira, 04/03, da reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. Os representantes do executivo municipal foram informar aos conselheiros acerca do serviço de patrolamento das estradas e da limpeza das caixas de contenção.

Por conta do período de chuvas, a Secretaria Municipal de Obras traçou um cronograma para garantir que todas as comunidades recebam o serviço de patrolamento em tempo.

Foi justamente para informar acerca dessa escala, que o diretor da pasta foi ao CMDRS. “Viemos aqui tranquilizar os representantes das comunidades rurais sobre o trabalho de recuperação das estradas que já começou. Temos 4 frentes de trabalho com duas máquinas em cada região e assim vamos seguir até concluir a melhoria de todos os trechos” – explicou Zé Rulinha, acrescentando que tudo foi bem planejado.

“Esse cronograma que estabelecemos tem dado certo nos últimos dois anos desde que implantamos e por meio dele chegamos a todas as comunidades. Nossa vinda ao conselho foi exatamente para comunicar essa escala e para pedir aos conselheiros que informem nas suas comunidades como ela vai ser desenvolvida, seguindo prioridades como vias de maior acesso, rota de transporte escolar e outros critérios que devem ser levados em conta para que todas as regiões sejam atendidas antes da safra” – informou.

Outra medida que promete ser eficaz na conservação das estradas é a limpeza das caixas de contenção. Esse dispositivo que fica nas margens das estradas tem a função de captar as águas das chuvas, evitando enxurradas e armazenando a água no solo. “Estamos colocando à disposição do CMDRS a máquina para fazer a limpeza das caixas e vamos contar com o apoio dos conselheiros para organizar esse atendimento gradativamente. Nossa zona rural é muito grande, com vários quilômetros de estradas e várias caixas que estão entupidas após o período chuvoso. Desta forma, precisamos organizar o atendimento respeitando os locais com maior urgência. Ninguém melhor que os representantes das comunidades para nos indicar esses locais de maior necessidade” – disse Sandro Tavares, Secretário de Agricultura.

As quatro frentes de trabalho para recuperação de estradas iniciam na próxima segunda-feira (11/03). A Secretaria de Obras já tem realizado o serviço, porém priorizando os pontos mais críticos.

O cronograma de ações vai ser encaminhado aos membros do conselho ainda esta semana para que possam acompanhar e orientar as comunidades acerca do serviço.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.