Portal Caparaó - Protagonismo feminino avança na cafeicultura em Caratinga
Agronégocios

Protagonismo feminino avança na cafeicultura em Caratinga

07/03/2024 - Atualizado em 07/03/2024 14h59

CARATINGA (MG) - “O nosso café, há um certo tempo, não tinha qualidade. Mas depois que a gente teve acesso aos cursos do Sistema Faemg Senar, aprendemos como lidar com o café e ter um bom produto”, afirma a cafeicultora Suely Maria Martins Freitas. Ela é uma das 12 participantes de Caratinga e Santa Bárbara do Leste do curso “Trabalhador da Cultura do Café: Classificação e Degustação”, pela metodologia Classificação Oficial Brasileira (COB).

O evento aconteceu no Córrego do Lage, região de Caratinga, promovido pelo Sistema Faemg Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Caratinga, Sebrae e Sicoob Credicooper. O curso proporcionou conhecimento para aplicação nas lavouras, além de habilitar as participantes para ingresso no mercado de trabalho.

“Essas mulheres estão envolvidas num projeto chamado Cultura da Cooperação, promovido em parceria pelo Sebrae e o Sicoob Credcooper. Elas estão completamente engajadas no desenvolvimento da cafeicultura para a produção de cafés especiais. O Sistema Faemg Senar se coloca como apoiador dessa iniciativa quando disponibiliza o curso para a qualificação e capacitação dessas produtoras”, destaca o gerente regional do Sistema em Governador Valadares, Luiz Ronílson Paiva.

A instrutora do curso, Isa Vitória Alves Amorim, explica que a formação é voltada para o mercado de commodities e que a ideia principal é preparar as produtoras para que consigam melhorar os resultados da comercialização do grão. Ela contou que este foi o primeiro de três cursos voltados para a qualidade de café planejados para o grupo de mulheres.

“É importante que essas cafeicultoras conheçam mais sobre a qualidade dos cafés que elas mesmas produzem. Então, nesse curso, elas aprenderam qual produto que elas estão enviando para os compradores. Conhecendo o próprio produto, elas terão mais poder de negociação”, explicou Isa Amorim.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.