Portal Caparaó - Veja os municípios da região que receberão obras e equipamentos do Novo PAC Seleções
Política

Veja os municípios da região que receberão obras e equipamentos do Novo PAC Seleções

11/03/2024 - Atualizado em 11/03/2024 17h51

REDAÇÃO DO PORTAL CAPARAÓ - O governo federal divulgou, nesta quinta-feira (7/03), que as obras do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) irão contemplar 368 municípios de Minas Gerais e 16,2 milhões de mineiros - 43% do Estado. No total, vão ser 647 projetos nas áreas de saúde, educação, esporte e cultura, de acordo com o edital do PAC Seleções.

Na região, os municípios de Abre Campo, Alto Caparaó, Araponga, Caputira, Ipanema, Manhuaçu, Matipó, Mutum, Orizânia, Pedra Bonita, Santa Margarida, São João do Manhuaçu e São José Do Mantimento receberão ônibus para transporte escolar.

Já os municípios de Chalé, Espera Feliz, Mutum e Pedra Bonita receberão uma creche/escola de Educação Infantil, enquanto Divino terá uma Escola em Tempo Integral.

Na área da saúde, os municípios de Caparaó, Ipanema, Manhuaçu, Santa Margarida, São João do Manhuaçu e Sericita foram atendidos com a construção de Unidade Básica de Saúde – Porte 1.

De acordo com o Palácio do Planalto, foram selecionados, a partir do edital do Novo PAC Seleções, 6.778 projetos em todo o país, alcançando 59% dos municípios brasileiros. O investimento é de R$ 23 bilhões em obras e construção de equipamentos nas áreas de saúde, educação, esporte e cultura nos 26 Estados e no Distrito Federal.

As seleções, segundo o Executivo, priorizaram a cobertura de “vazios assistenciais”, além dos critérios de cada modalidade divulgados no lançamento do programa. Durante cerimônia na sede do governo federal, o Presidente Lula acrescentou que o critério para a seleção dos projetos não foi político e nem levou em conta a filiação partidária de prefeitos e governadores adversários.

Diante disso, ele reiterou que é preciso priorizar a necessidade do povo. “O que existe é o critério de atender os municípios mais necessitados, os Estados mais necessitados”, afirmou. O presidente ainda cobrou dos ministros que acompanhem de perto, fiscalizem e vão até os locais onde os recursos estão sendo investidos: “O que nós precisamos é ficar em cima para saber se as coisas estão acontecendo de verdade.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.