Portal Caparaó - Fábio Rodrigues: atleta de Manhumirim vai concorrer ao Guiness World Recordes
Esportes

Fábio Rodrigues: atleta de Manhumirim vai concorrer ao Guiness World Recordes

29/03/2024 - Atualizado em 29/03/2024 18h05

MANHUMIRIM (MG) - O atleta Fábio Rodrigues é bonito, 31 anos, tem 1m86cm, um largo sorriso e tem sido destaque nos noticiários sobre o desafio que assumiu de entrar para o Guiness World Recordes, antes chamado de Guiness Book, quebrando o recorde de elevação nas barras fixas. Ele esteve na Câmara Municipal de Manhumirim e teve orgulho de segurar a bandeira do Município. “Estou presenteando minha cidade mineira, Manhumirim, que está completando 100 anos e estou muito feliz”, falou sorrindo.

O desafio começa na manhã de sábado, dia 30 de março, quando ele vai tentar bater o recorde mundial fazendo o máximo de barras fixas com peso de 10 quilos com uma mochila nas costas, durante 1 hora. O público estará presente na Academia de Cross Fit Studio Wellness, ao lado do Rotary Clube e tudo será transmitido ao vivo, a partir das 9h30 com a prova começando às 10h, pelo Instagram @studiiowellness (sim, o i é duplo mesmo).

O Guiness World Recordes é uma marca mundial, com escritórios em Londres, Nova Iorque, Pequim, Tóquio e Dubai, com embaixadores da marca e adjudicadores espalhados ao redor do mundo. Nas barras fixas, a maioria dos recordes é da Rússia e dos EUA.

Vem mais desafio depois

E quem pensa que o desafio será somente no próximo dia 30, ele pretende concorrer para quebrar cerca de 30 recordes, já que há outros que exigem 8h de movimentos, 12h e 24 h, além das variações de pegadas, em dias espaçados. Para tudo isto é preciso ter uma equipe de profissionais, patrocínio e investimento e tudo está sendo providenciado.

Da Biologia ao esporte

Fábio é formado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa, com Mestrado e Doutorado em Bioquímica, mas sempre teve uma paixão paralela pelo esporte.

Nasceu em Manhumirim, em uma família querida e tradicional. Seu nome completo é Fábio Assad Feres Rodrigues, filho de André Luiz Rodrigues e Eliane Assad Féres. Neto do Dr. Assad Féres já falecido, avô que ele recorda com imenso carinho e o tem como grande incentivador. A avó, Maria da Penha Calil Féres, também já faleceu e era muito especial.

Uma história de superação

Fábio sempre perseguiu seus sonhos e construiu uma carreira de sucesso como biólogo e bioquímico, mas durante a pandemia enfrentou um quadro de depressão, agravado pelo falecimento do avô quando passou por um momento difícil. Demonstrando uma grande força interior, buscou ajuda, lutou para superar e o fez de forma brilhante.

“Percebi que tinha de fazer algo e com o apoio da família, ajuda profissional e muita oração, em agradecimento queria me desafiar, fazer algo grande”, disse ele, com muita determinação.

O treinamento

A partir daí foram treinos intensos durante 2 anos, tendo de conciliar o trabalho acadêmico com treinos de 8 horas por dia, de domingo a domingo tudo é claro, supervisionado por profissionais. Precisou mudar a alimentação e ter muito foco.

“É preciso disciplina e principalmente treino mental, porque o dia começa com pressão, chamadas no telefone, compromissos, mas é preciso manter a concentração e não se desviar do objetivo, mesmo porque é preciso seguir as regras rígidas do Guiness Book”, concluiu.

Viviana Almeida

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.