Portal Caparaó - Com operação noturna no aeroporto, mais uma captação de órgãos é realizada em Manhuaçu
Geral

Com operação noturna no aeroporto, mais uma captação de órgãos é realizada em Manhuaçu

02/05/2024 - Atualizado em 02/05/2024 18h04

O Comando de Aviação do Estado (Comave) realizou nesta quarta-feira, 01/05, mais uma operação de transporte aéreo de órgãos de Manhuaçu para Belo Horizonte.

A mobilização envolveu duas equipes médicas do MG Transplantes para a captação de órgãos no Hospital César Leite, em Manhuaçu, viabilizada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante – CIHDOTT. Além disso, equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu todo o suporte para o deslocamento entre o aeroporto e a cidade.

Tenente-coronel Silvestre, piloto do Comando de Aviação do Estado, da Polícia Militar de Minas Gerais, contou sobre a importância do aeroporto nessa operação. “Estamos com duas equipes médicas fazendo captação de rins e fígado que serão transportados para Belo Horizonte. Sem a estrutura aqui do aeroporto de Manhuaçu, principalmente a operação noturna, essa captação seria impossível devido ao tempo de deslocamento terrestre”, detalhou.

No caso dessa captação de órgãos, a operação foi iniciada com a aterrissagem em Santo Amaro de Minas por volta de 17 horas e a decolagem às 21 horas, exigindo atenção especial devido ao balizamento (sinalização) noturna da pista.

“Foi uma operação que mobilizou a nossa equipe para a operação noturna. Com certeza, isso mostra como o aeroporto é muito importante para nossa região. O transporte de órgãos de salva vidas”, pontuou Fernando Chaves, coordenador do aeroporto de Manhuaçu.

Carlos Henrique Cruz - Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.