Portal Caparaó - Lideranças discutem saúde ambiental em Manhuaçu
Agronégocios

Lideranças discutem saúde ambiental em Manhuaçu

16/10/2009 - Atualizado em 18/10/2009 15h30

A questão da saúde tratada a partir da preservação do meio ambiente será debatida nas três etapas da Conferência Municipal, Estadual e Nacional de Saúde Ambiental. Em Manhuaçu o evento foi realizado na quinta-feira, 15, na Faculdade do Futuro, com o tema “A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo a cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis” e o lema “Saúde e meio ambiente: vamos cuidar da gente”! A Conferência foi realizada pela Prefeitura de Manhuaçu com organização da Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Saúde e representantes de diversos segmentos da sociedade que participaram do processo organizacional.

ABERTURA

O Prefeito em exercício Adejair Barros, destacou a preocupação da Administração com a causa da saúde pública. Barros reforçou a importância da gestão da Secretaria Municipal de Saúde através do médico Luiz Prata, a quem o prefeito chamou de “um guerreiro da saúde”. Por sua vez, o Secretário Luiz Prata, frisou a importância da Conferência para Manhuaçu, agradeceu os parceiros, a dedicação e compromisso de todos os participantes da equipe organizadora, bem como da equipe técnica da Secretaria de Saúde. O Deputado Estadual Sebastião Costa, valorizou o evento e sua organização dizendo que o tema é fundamental e deve ser discutido com seriedade e responsabilidade, o que sempre acontece em Manhuaçu. Também destacaram a importância da Conferência a Promotora de Justiça da Comarca de Manhuaçu, Tereza Rachel, Curadora do Meio Ambiente e Saúde e a Diretora Regional de Saúde/Manhumirim, Soraia Caetano.

OBJETIVOS

Discutir os três eixos temáticos preparados para a Conferência Municipal de Saúde Ambiental, levantando propostas para as etapas Estadual e Nacional, além de eleger delegados, foram os principais objetivos.  A primeira palestra abordou “O que é saúde ambiental”, com a Bióloga Emilce Estanislau Fialho; Seguiram-se os temas “Desenvolvimento e sustentabilidade sócio-ambiental no campo, na cidade e na floresta”, com a zootecnista Maria Aparecida Salles Franco; “Trabalho, ambiente e a saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios”, com o Engenheiro Agrônomo Paulo Roberto Vieira Corrêa e “Democracia, educação, saúde e ambiente: políticas para construção de territórios sustentáveis” abordado pelo Biólogo José Geraldo Rodrigues Breder.

PROPOSTAS

As diversas propostas resultantes da discussão nos três eixos temáticos foram apresentadas à plenária, debatidas e referendadas. Tratam em seu conteúdo central dos cuidados com a preservação do meio ambiente a favor da vida no presente e sobretudo, no futuro. Políticas, ações públicas e compromisso de cada pessoa com a conscientização, fiscalização e investimento na preservação do meio ambiente norteam todas as propostas que serão encaminhadas à Câmara de Vereadores e depois à Conferência Estadual de Saúde Ambiental, dias 29 e 30/10, em Belo Horizonte e posteriormente, à Conferência Nacional, em Brasília, de 15 a 18/12.

DELEGADOS ELEITOS

24 delegados foram eleitos na 1ª Conferência Municipal de Saúde Ambiental, sendo 12 titulares e 12 suplentes. Todos os segmentos representados na Conferência participaram do pleito. Os delegados serão os representantes de Manhuaçu nas etapas seguintes da conferência. A posse aos delegados foi dada pelo Presidente da Câmara de Vereadores de Manhuaçu, Antônio Carlos Xavier da Gama, vereador Toninho Gama.

CONSELHO DE SAÚDE AMBIENTAL

O Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Manhuaçu, Júlio Caetano Dias, apresentou proposta para criação do Conselho Municipal de Saúde Ambiental. Houve aprovação do plenário e a implantação do Conselho começa a ser discutida. Caetano afirmou que a atuação do novo conselho, em consonância com os demais existentes em Manhuaçu, contribuirá para a melhoria da saúde da população.

Luiz Nascimento - 16/10/09 - 05:50 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.