Portal Caparaó - Alunos da Escola Salime Nacif participam de palestra no Dia Nacional do Surdo
Geral

Alunos da Escola Salime Nacif participam de palestra no Dia Nacional do Surdo

27/09/2024 - Atualizado em 27/09/2024 19h02

MANHUAÇU (MG) - Todos os alunos da Escola Estadual Salime Nacif, trocaram a sala de aula pelo pátio do educandário, para acompanharem uma ação social, em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, celebrado nesta quinta-feira, 26. A brilhante apresentação contou com a participação do professor de Libras, Fernando Portes, o instrutor de Libras da Superintendência Regional de Ensino, Mateus Roberto e a professora intérprete de Libras, Kênnia Portes.

O Dia Nacional do Surdo foi instituído no Brasil pela Lei Nº 11.796, de 29 de outubro de 2008 e, o Decreto Nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005 regulamentou a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais-Libras. Com a Lei, o objetivo seria trabalhar de forma mais fácil a inclusão, devido a importância para promover a conscientização sobre as lutas, dificuldades encontradas pelos surdos e, a importância para a comunidade surda no Brasil.

Ao falar da ação social, no Dia Nacional do Surdo, o professor de Libras, Fernando Portes ressalta a necessidade de todas as pessoas, sobretudo os locais públicos atentarem para a situação dessas pessoas, que precisam ser entendidas e, nas repartições públicas terem o interprete de Libras, a fim de facilitar a comunicação. Outra observação feita pelo professor é que, o ensino é fundamental para garantir a inclusão dos surdos na sociedade. “Foi emocionante retornar à escola, onde trabalhei há 20 anos atrás. Aqui estou falando de um assunto tão necessário. A gente lamenta que, ainda não há pessoas qualificadas nas repartições para atender. As repartições ainda não estão adequadas, para receber o surdo. Temos muito a avançar. Mudanças precisam acontecer e, assim falarmos de inclusão”, destaca Fernando Portes.

Eduardo Satil / Cidade Total

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.