Portal Caparaó - Profissionais da Secretaria de Saúde passam por capacitação sobre arboviroses
Geral

Profissionais da Secretaria de Saúde passam por capacitação sobre arboviroses

25/11/2024 - Atualizado em 25/11/2024 14h40

MANHUAÇU (MG) - Há anos o Brasil tem um inimigo que volta e meia causa grandes transtornos na saúde pública, principalmente no verão, que é o Aedes aegypti. Por conta disso, profissionais da Secretaria de Saúde de Manhuaçu receberam uma capacitação sobre arboviroses. O objetivo é reforçar o protocolo de diagnóstico e o manejo clínico, já que a Dengue, Zika e Chikungunya, doenças causadas pelo mosquito, podem ser confundidas com outras enfermidades.

A capacitação envolveu os profissionais médicos, enfermeiros, farmacêuticos, bioquímicos e o pessoal de apoio, sendo conduzida pela Dra. Márcia Giovane, coordenadora clínica da UAI e a Dra. Emilly Almeida. “Na saúde, temos sempre que nos atualizar, pois há cada dia surge uma nova doença, um novo vírus e nós estamos reforçando os nossos conhecimentos sobre as arboviroses. Aproveitamos o momento também para falar sobre a febre de Oropouche, que apesar de não termos nenhuma notificação da doença no município, ela também pode ser transmitida pelo Aedes”, explicou Dra. Márcia.

A Secretária Municipal de Saúde, Ana Lígia de Assis Garcia, destaca que o município está se preparando para evitar uma epidemia de arboviroses. “Estamos desde já, alinhando os nossos trabalhos, as nossas ações, fortalecendo os equipamentos de saúde para conseguirmos passar por esse período de aumento de casos de arboviroses. O nosso objetivo é evitarmos mortes, mas precisamos que todos estamos unidos contra o mosquito Aedes, não deixando água parada, verificando a nossa casa e nosso trabalho”.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.