ESPERA FELIZ (MG) - O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae/MG) e o Sebrae Espírito Santo (Sebrae/ES) uniram forças em uma parceria estratégica com a finalidade de impulsionar o turismo na região do Caparaó. O objetivo das instituições é transformar o território por meio da organização e fortalecimento dos pequenos negócios, atrair mais visitantes e contribuir para o desenvolvimento econômico local, gerando novas oportunidades e crescimento sustentável.
A parceria foi pensada com o intuito de estruturar a Estrada Parque Caparaó, um trajeto que circunda o Parque Nacional do Caparaó, abrangendo as divisas do Espírito Santo e Minas Gerais. Com a implantação do projeto, cria-se um circuito formado por hospedagens, experiências turísticas, cafeterias, restaurantes, trilhas, piscinas naturais, cachoeiras, entre outros atrativos. Para isso, o primeiro passo nesse processo visa implantar uma governança única entre Espírito Santo e Minas Gerais.
Para tratar do assunto, aconteceu nesta terça-feira (13) o Workshop Governança sem Fronteiras ES/MG, em Espera Feliz, Minas Gerais.
O encontro foi aberto pelos gerentes regionais da Zona da Mata, João Roberto, e do Caparaó ES Anderson Batista. Em seguida, houve a apresentação do branding da estrada parque com a analista do Sebrae Fabiele de Paula e o diretor da Viva Caparaó Marcelo Sanglard.
O presidente da Agência de Desenvolvimento do Caparaó Mineiro, Ramiro Horst Aguiar, e a presidente da Agência de Desenvolvimento do Caparaó Capixaba Adriana Mello apresentaram as atividades da governança nos dois estados. Por fim, houve uma demonstração sobre o plano de integração do território.
O Superintendente do Sebrae/MG, Afonso Maria Rocha, disse que esse tipo de parceria é imprescindível para a transformação do território e o interesse de todos é desenvolver o turismo na região. “Vamos nos empenhar ao máximo para tornar esse projeto um grande sucesso”, concluiu o superintendente.
Para o diretor técnico, Eurípedes Pedrinha, o projeto visa a interação entre as duas equipes na execução do projeto vai trabalhar uma sinalização única, indicação dos atrativos turísticos, integração dos trechos que vão compor a Estrada Parque Caparaó, entre outras ações.
Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, esse é um projeto inovador que conecta o Sebrae do Espírito Santo com o Sebrae de Minas Gerais em benefício de uma região turística importantíssima para os dois estados. “Vamos ofertar um produto pensado no turista que chega pelo Espírito Santo ou por Minas Gerais. Esse é um esforço de duas organizações de apoio à Micro e Pequena Empresa, com as suas regionais, estimulando o desenvolvimento do turismo nessa região, que nós entendemos ter grande potencial para atrair visitantes do Brasil inteiro e do mundo”, ressaltou Pedro Rigo.
O evento contou com a presença de autoridades e representantes de instituições envolvidas. Estiveram presentes o superintendente do Sebrae/MG, Afonso Rocha; o prefeito de Caparaó (MG), Diogenis Silva Miranda; prefeito de Alto Jequitibá, Daniel Sathler, além de lideranças políticas capixabas, como o vice-presidente do Consórcio do Caparaó e prefeito de Bom Jesus do Norte, Toninho Gualhano; o prefeito de Ibitirama, Reginaldo Simão; e o prefeito de Iúna, Romário Vieira.
Representantes de agências de turismo, empreendedores e profissionais da cadeia produtiva do turismo também participaram do workshop, demonstrando o engajamento regional em torno da proposta.
Ao todo, cerca de 150 empreendimentos serão alcançados nessa primeira fase do projeto, que será executado pela união das governanças.
Carlos Henrique Cruz | Portal Caparaó