MANHUAÇU (MG) - Com o objetivo de alavancar projetos ligados à cultura local, um grupo de amigos apaixonados pela cultura decidiu criar o Instituto das Artes de Manhuaçu, para ser uma entidade que venha a apoiar e estimular o desenvolvimento do cenário artístico e cultural na cidade. A reunião para a sua criação aconteceu nesta quinta-feira, 03. Nasce como uma ferramenta forte para a transformação da cultura, que reúne dança, música, pintura, teatro, fanfarra e outros tipos de arte, que despertam as pessoas a terem um novo olhar.
O instituto aposta no direito à cultura como elemento marcante do desenvolvimento humano, econômico e social, e faz parte da vida das pessoas, que precisam interagir através da arte. Para isso, as ideias começam a ser discutidas, sobretudo, a realização de eventos culturais, onde artistas anônimos possam ser revelados e se tornarem referência nos mais diferentes estilos. Atento ao caráter dinâmico e renovador da cultura, o instituto tem uma de suas prioridades investir no novo e, nas manifestações contemporâneas artísticas.
Um dos idealizadores do Instituto das Artes de Manhuaçu, Glauber Vidal conta que, há bastante tempo vem percebendo a carência de novos espaços, novas oportunidades, bem como a falta de apoio, para as pessoas desenvolverem suas habilidades artísticas em atividades ligadas ao teatro, dança, música erudita e instrumental, literatura, patrimônio e a arte musical.
Com muito entusiasmo começou a discutir a ideia, com pessoas ligadas à arte em Manhuaçu, para a criação de uma entidade com abrangência em todas as modalidades da arte, para difundir, desenvolver, apoiar e preservar a memória histórica e cultural de Manhuaçu. “A ideia expandiu rapidamente entre as pessoas e, agora estamos apresentando o Instituto das Artes. Tenho certeza de que, todas as pessoas que participam desse ambicioso projeto vão buscar energia, capaz de transformar a cultura em nossa cidade. Aqui temos muitos talentos escondidos, que não encontram espaço. Creio que o Instituto irá contribuir para o fortalecimento das atividades artísticas em Manhuaçu”, destacou Glauber Vidal.
A diretoria do Instituto das Artes de Manhuaçu foi escolhida. Presidente eleito, Marcelo Cerqueira, vice-presidente: Raissa de Jesus, 1º Secretário: Eduardo Martinez; 2º Secretário: Gelson Pereira de Araújo Dias; 1º Tesoureiro: Vinícius Coutinho; 2º Tesoureiro: Eduardo Satil.
Eduardo Satil/ Rádio Caparaó