MANHUAÇU (MG) - Em Manhuaçu, a natureza oferece um presente especial aos seus habitantes, que aproveitam para fugirem do sol e, ao mesmo tempo um bate papo agradável. Muitos param, outros passam e nem observam que, uma dessas árvores em breve oferecerá seu fruto, extremante rico em gorduras saudáveis, fibras e vitaminas E, K e B. O abacateiro ocupa um pequeno espaço, nas proximidades do semáforo da Praça 5 de Novembro. Do outro lado da avenida, um pé de manga (mangueira) está em desenvolvimento, já que foi depredada por vândalos há aproximadamente 2 anos. Mesmo assim voltou a crescer e, agora está com vigor seguindo seu ciclo natural.
Ninguém sabe ao certo, como essas plantas surgiram em meio a calçada. Para uns, alguém jogou sementes no pequeno espaço de terra. Por sorte e o capricho da natureza, as duas árvores frutíferas estão crescendo, oferecendo sombra e agora o abacateiro dando frutos.
Torna-se importante, que todas as pessoas estejam colaborando para a manutenção, proteção dessas duas árvores, que além trazerem embelezamento à área urbana da cidade, uma delas já apresenta que a natureza é tão fértil, que se torna inexplicável ao que é capaz, principalmente a doar frutos ao ser humano. Talvez, o surgimento das duas árvores frutíferas seja um sinal, em um cenário onde a cidade fica mais cinza, o “paisagismo produtivo” surge como uma solução para devolver a beleza natural.
A árvore, carregada de frutos verdes e pequenos, não é tão notada pela maioria das pessoas, que circula pelo local. De repente seja a correria do dia a dia, ou a falta de hábito das pessoas, em não observarem o que está no ambiente. Na sombra do abacateiro, a reportagem encontrou Rondinele Marcondes, que protegia do sol e, ao mesmo tempo estava encantado ao ver tantos frutos em fase de crescimento. “Todos precisam preservar, para não quebrarem os galhos desse abacateiro. Além de humanizar a cidade, vai matar a fome de alguém. Tomara que surjam mais árvores frutíferas, como acontece em grandes cidades, comentou Rondinele. A poucos metros, o pé de manga também desenvolve, ganha o chamego de pessoas, que procuram sua sombra para protegerem do calor. Tomara que essas duas árvores ganhem a atenção e proteção de todos, para a beleza estética da cidade.
Eduardo Satil / Rádio Caparaó

.png)