Portal Caparaó - Manhuaçuense Lucas Knupp lidera transformação tecnológica em Colatina
Política

Manhuaçuense Lucas Knupp lidera transformação tecnológica em Colatina

16/07/2025 - Atualizado em 16/07/2025 14h52

COLATINA (ES) - Natural de Manhuaçu, o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Colatina, Lucas Knupp, vem se destacando na gestão pública do Espírito Santo ao conduzir uma série de projetos que visam transformar o município em um polo de inovação.

Convidado pelo prefeito Renzo Vasconcelos (PSD), Lucas Knupp integra o núcleo estratégico da administração municipal. Formado em audiovisual, ele alia experiência em projetos criativos no Brasil à gestão pública, com foco em tecnologia, inovação e sustentabilidade.

Projetos em andamento

Entre as principais iniciativas da secretaria estão o Centro de Ciências de Colatina. Com inauguração prevista para agosto de 2025, o espaço terá planetário, observatório astronômico, laboratórios de robótica e inteligência artificial, além de áreas interativas e salas de podcast. A estrutura de 3 mil m² será instalada na Praça Sol Poente.

Foi iniciado também o Programa GÊNESIS, que já capacitou 60 empresas, destinou R$ 30 mil a 20 ideias selecionadas e oferece mentoria por seis meses. A secretaria em parceria com o SENAI criou o Inovalab, que estimula inovação industrial e reduz custos para startups locais.

Outro evento desenvolvido é o ÉPICO (Encontro pela Inovação de Colatina), que integra empreendedores, governo e academia em debates sobre o futuro da tecnologia na região.

O prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos, presidente estadual do PSD, tem em Lucas Knupp um aliado de confiança. O secretário também atua como articulador no Conselho Municipal de Inovação (CMINOVA), promovendo integração entre poder público e sociedade. “Investimos em inovação para atrair jovens, empreendedores e startups. Colatina está se tornando um farol de desenvolvimento”, pontuou.

Visão estratégica

Lucas Knupp também liderou missões técnicas à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e ao Planetário do Rio de Janeiro. Em viagens a Brasília, buscou recursos e articulação para políticas nacionais de ciência, tecnologia e inovação.

“Queremos fazer de Colatina uma cidade inteligente, onde a tecnologia sirva à população e impulsione o desenvolvimento”, concluiu o secretário.

Além da função pública, o secretário ganhou destaque em março deste ano ao recolher 70 kg de lixo internacional na Praia do Bosque, em Guriri (ES), incluindo resíduos da China, Venezuela e Emirados Árabes. A ação gerou repercussão nacional e ocupou o terceiro lugar entre as matérias mais lidas na imprensa capixaba no dia.

“É uma prática criminosa que precisa ser investigada”, alertou Knupp na ocasião.

Carlos Henrique Cruz / Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.