MANHUMIRIM (MG) - Na noite de terça-feira (23) aconteceu a 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, no salão do Colégio EVEC em Manhumirim. O evento foi realizado pela Prefeitura de Manhumirim, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e a comissão organizadora formada por Luciene Dutra, Mayra Guimarães, Priscila Knup, Elisabeth Lemos, Lysliê da Matta, Letícia Schots, Norma Vidal e Aída Aguiar Rocha. Representantes do Executivo e Legislativo municipais, Polícia Militar, Polícia Civil, OAB, organizações da sociedade civil, Aciama, Aciama Mulher, entidades ligadas ao movimento feminino e público em geral.
O tema da Conferência “"Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas!” externa a preocupação com a inserção mais justa e equilibrada das mulheres na sociedade, desde a infância.
A programação
Após o credenciamento de cerca de 70 pessoas, a abertura contou com a execução do Hino Nacional Brasileiro, interpretado, também, em Libras, a linguagem de sinais, por Rita Sanglard. Autoridades municipais falaram às mulheres sobre a importância da iniciativa.
O vice-prefeito Sebastião Tristão destacou que a Prefeitura tem em seu quadro grande número de mulheres pela competência, dedicação, garra e completou dizendo que “a mulher é sensível, dedicada”. Estava na mesa de honra a Secretária Municipal de Saúde Marta Heringer.
O presidente da Câmara de Manhumirim Xandinho, acompanhado pelo vice-presidente Helinho Mendonça e do vereador Remisson Hott falou em nome do Poder Legislativo, parabenizou as mulheres e disse que “quando tantas pessoas se mobilizam, certamente o trabalho terá sequência e vai acontecer no ano que vem. Hoje vocês estão lançando uma semente e a mulher não é só mãe, é muito importante para nossa sociedade”.
A vereadora e secretária da Mesa Diretora da Câmara de Manhumirim Priscila Knup disse palavras de ânimo para que as mulheres confiem mais nelas mesmas e ocupem posições na sociedade: “Sou a única mulher na Câmara de Manhumirim e tem câmaras que não tem nenhuma mulher. Não podemos ter medo, somos capazes”.
A Conferência, apresentada por Mayra Guimarães, contou com o discurso de Aída Aguiar Rocha, uma das organizadoras, que enfatizou o papel da mulher na sociedade: “Deixamos nossas marcas por onde passamos e as mulheres reunidas podem ajudar a mudar a realidade social”. O Grupo Empreender e Transformar do Bairro Divinéia falou sobre a experiência como empreendedoras de mulheres em diversas áreas, como textil, artesanato, alimentação, cerimonialista e contaram como o grupo reuniu mulheres com potencial desde 2022. Ao final foram formados grupos de trabalho para formulação de propostas que depois foram votadas. O objetivo é levar o resultado à Conferência Regional e depois à Nacional.
Os temas da Conferência
O painel mostrou os temas de trabalho: Economia do Cuidado, Mudanças Climáticas: Impactos e soluções com Enfoque nas Mulheres, Igualdade no Mundo do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres, Educação Inclusiva, Igualitária e Democrática, Saúde Integral das Mulheres e Garantia dos Direitos, Enfrentamento a Todas as Formas de Violência Contra as Mulheres, Desenvolvimento Sustentável com Democracia, Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade e Democratização da Comunicação e Acesso à Cultura.