Portal Caparaó - Árvores envenenadas no Centro serão suprimidas
Geral

Árvores envenenadas no Centro serão suprimidas

29/07/2025 - Atualizado em 30/07/2025 07h28

MANHUAÇU (MG) - Depois de muitos anos oferecendo sombra e embelezamento na Rua Alceste Nogueira da Gama (Centro), três árvores foram envenenadas e a supressão será o destino final. Há algum tempo, moradores adjacentes e defensores do meio ambiente observaram seus galhos secando. Ao verificarem alguns detalhes, perceberam furos feitos em seus troncos, provavelmente por “furadeira”. Logo, a suspeita de que ali foi colocado veneno, que na maioria das vezes absorvido pelas plantas, ele se espalha por todo o sistema da planta (inclusive raízes), atacando as funções vitais e levando à morte da planta. Uma outra árvore, na Rua Desembargador Alonso Starling também teve o mesmo destino.

 No Dia Mundial do Meio Ambiente, a reportagem abordou o assunto, após denúncia de moradores e pessoas que sempre passam pelo local, outros que deixam os carros ali estacionados, de que as árvores estavam secando completamente.

Torna-se difícil compreender que, as árvores simplesmente compunham a arborização urbana e, portanto, não traziam nenhum risco de cair sobre residências ali existentes, carros que ficam no local e até pessoas, que paravam debaixo de suas sombras. É um caso que precisa ser investigado, pois, a prática configura crime ambiental e os responsáveis, que sejam punidos conforme a lei 9.605/1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas, e atividades lesivas ao meio ambiente.

Na reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente, realizada nesta segunda-feira,28, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente apresentou um relatório, informando sobre a necessidade de supressão das árvores. O caso será noticiado ao Ministério Público para apuração, quanto a responsabilidade ao dano causado ao meio ambiente.

Eduardo Satil / Rádio Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.