BELO HORIZONTE (MG) - A Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu participou, nesta semana, do Dia da Vigilância Sanitária em Minas Gerais, evento promovido pelo Governo do Estado na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. A ação teve como objetivo o fortalecimento da política VISA-CIS, reunindo representantes das regionais de saúde e dos consórcios intermunicipais de todo o estado.
O encontro marca mais um importante passo na consolidação da regionalização das ações de vigilância sanitária em Minas, por meio do apoio técnico especializado às equipes municipais. A proposta do programa VISA-CIS é ampliar a capacidade de resposta dos territórios, com foco na promoção da saúde, prevenção de doenças e proteção da população.
Representando o território da SRS Manhuaçu, participaram do evento o Superintendente Regional de Saúde, Victor Carvalho Vieira juntamente com a equipe da SRS, o Presidente do CIS Verde e Prefeito de Faria Lemos, Gilberto Damas, o Diretor Executivo do CIS Verde, Sérgio Müller, o Diretor Executivo do CIS Caparaó, Felipe Clemente, além da equipe da VISA CIS da região.
O evento contou com apresentações de boas práticas e experiências exitosas na condução das ações de vigilância sanitária regionalizadas, bem como o alinhamento de diretrizes técnicas e o fortalecimento das parcerias entre Estado, consórcios e municípios.
Para o Superintendente Victor Carvalho, a participação da regional neste momento é um reflexo do compromisso do território com a qualificação permanente das políticas públicas de saúde: “Participar deste momento é reafirmar o compromisso da SRS Manhuaçu com a vigilância sanitária como um eixo essencial da saúde pública. A política VISA-CIS representa um avanço significativo na regionalização da saúde, fortalecendo os municípios por meio do apoio técnico e da atuação consorciada. Seguimos empenhados em garantir que a vigilância esteja cada vez mais próxima da população, promovendo saúde e protegendo vidas com responsabilidade e eficiência”, destacou.
O Governo de Minas segue investindo na qualificação da Vigilância Sanitária como política estratégica para garantir ambientes mais seguros, produtos com qualidade assegurada e serviços de saúde cada vez mais confiáveis.