Portal Caparaó - Manhuaçu na história: Paróquia São Lourenço celebra 150 anos
Geral

Manhuaçu na história: Paróquia São Lourenço celebra 150 anos

10/08/2025 - Atualizado em 10/08/2025 13h21

MANHUAÇU (MG) - Neste domingo, 10 de agosto, a cidade de Manhuaçu, celebra um marco histórico: os 150 anos de criação da Paróquia de São Lourenço. Mais do que um evento religioso, a data remete a um legado que se confunde com o próprio desenvolvimento do município, moldando sua história, cultura e fé.

A história da paróquia começou a ser escrita antes mesmo de sua fundação oficial. Em 10 de agosto de 1856, o devoto Luís Antônio de Cerqueira ergueu uma pequena capela em honra a São Lourenço, em terras que mais tarde se tornariam a cidade. Essa capela foi o embrião da comunidade católica local, um ponto de encontro . 

A criação oficial, no entanto, veio em 20 de novembro de 1875, com a instituição da Freguesia de São Lourenço do Manhuaçu por Dom Antônio Maria de Sá e Benevides, Bispo de Mariana. A paróquia, formalmente instituída em 15 de fevereiro de 1878, começou a traçar seu caminho.

Um fator crucial para o desenvolvimento da comunidade foi a localização estratégica da paróquia na Rota Imperial São Pedro de Alcântara. A via, que ligava Ouro Preto ao Espírito Santo e impulsionava o transporte de ouro e café, atraiu novos moradores e comerciantes, fortalecendo a fé e a vida social na região.

A paróquia, que inicialmente pertencia à Diocese de Mariana, passou a integrar a Diocese de Caratinga em 1915, quando esta foi criada. 

O atual templo da Paróquia de São Lourenço, um ícone da fé para os moradores de Manhuaçu, começou a ser construído em 1918. A pedra fundamental foi lançada há mais de um século, e desde então, a edificação tem testemunhado momentos cruciais da história loca.

A paróquia é dedicada a São Lourenço, diácono e mártir do século III. Conta-se que, ao ser intimado a entregar os tesouros da Igreja, Lourenço reuniu órfãos, viúvas e necessitados e apresentou-os ao prefeito local, dizendo: "Eis aqui os nossos tesouros, que nunca diminuem." 

O atual pároco é o Padre Carlos Roberto Altoé e o vigário o Padre Rafael Henrique. 

Hoje, a Paróquia de São Lourenço abrange dez comunidades, cada uma com sua própria igreja e dedicada a um santo.

 

Matriz: São Lourenço

Bairro Sagrada Família: Sagrada Família

Bairro São Jorge: São Judas Tadeu

Bairro Todos os Santos: São Paulo Apóstolo

Bairro Santo Antônio: Santo Antônio

Bairro Petrina: São Geraldo

Bairro Nossa Senhora Aparecida: Nossa Senhora Aparecida

Bairro São Vicente: São Vicente

Bairro Alfa Sul: São Lucas

Bairro São Francisco de Assis: São Francisco de Assis

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.