Portal Caparaó - Alunos de Manhumirim vencem feira de tecnologia com projeto para neurodivergentes
Geral

Alunos de Manhumirim vencem feira de tecnologia com projeto para neurodivergentes

25/08/2025 - Atualizado em 26/08/2025 05h42

MUTUM (MG) - Estudantes da Escola Estadual Professor José Venâncio, em Manhumirim, conquistaram o 1º lugar na III Fertece – Feira de Tecnologia, Inovação e Robótica Educacional, realizada no último dia 15, no Parque de Exposições de Mutum. O evento foi promovido pela Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Manhuaçu e reuniu 47 projetos desenvolvidos por alunos da rede pública.

O grupo formado por Paulo Sérgio Novais de Souza, Iasmin Maria de Souza Ueler, Danilo Silva Oliveira, Izabellyn Dutra Arcanjo e José Emerick Dias apresentou o projeto “Neurotag: tecnologia que cuida e protege”, um rastreador GPS autossustentável voltado para oferecer mais segurança a pessoas neurodivergentes e pacientes com Alzheimer.

Durante a feira, os estudantes demonstraram o funcionamento do protótipo e apresentaram casos reais e pesquisas que reforçam a necessidade da tecnologia desenvolvida. A inovação recebeu grande reconhecimento do público e dos avaliadores.

A vitória foi comemorada com emoção pela equipe, professores orientadores e direção da escola. “Esse é um marco para o futuro da pesquisa em nossa instituição e motivo de orgulho para toda a comunidade escolar e para a comunidade neurodivergente”, comemorou Rodrigo Rodrigues, diretor da Escola Estadual Professor José Venâncio.

Jaqueline Emerick, vice-diretora, destaca a conquista do 1⁰ lugar e explica que um dos objetivos é oferecer o projeto para incorporação ao SUS.

A Fertece busca estimular a criatividade e mostrar o potencial transformador da ciência e da robótica na educação pública, valorizando iniciativas que podem impactar positivamente a sociedade.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.